Bebês

5 maneiras de tornar o desfralde do seu filho mais fácil

Chega de sofrimento!

Cecilia Malavolta

Cecilia Malavolta ,Filha de Iêda e Afonso

Essas dicas vão facilitar sua vida na hora do desfralde (Foto: Istock)

Se o seu filho tem de 1 a 2 anos de idade e chegou a hora de tirar a fralda, pode ser que você esteja um pouco apavorada com a idade. Principalmente para as mães de primeira viagem, esse momento pode ser um pouquinho difícil. Mas temos 5 maneiras de tornar tudo mais fácil:

Pense na história

No final dos anos 50, a maioria das crianças (mais de 90%) nos EUA passavam pelo processo de desfralde aos 18 meses de idade. Hoje em dia, essa idade mudou para os 3 anos, devido ao uso de fraldas descartáveis. Como antigamente as fraldas eram feitas de pano e precisavam ser lavadas, isso era um incentivo para os pais ensinarem seus filhos a usar o banheiro comum o mais rápido possível.

Não foi só isso que mudou: muitos pediatras acreditam que não é ideal iniciar o desfralde muito cedo porque a criança não está emocionalmente preparada para essa mudança até alcançar a idade indicada, entre os 2 e 3 anos de idade.

Entenda a técnica

Ela é baseado na ideia de que bebês sinalizam naturalmente quando precisam ir ao banheiro fazer suas necessidades. Você pode posicioná-lo sobre um penico e fazer um som (como um apito ou um assobio), que ele eventualmente responderá fazendo xixi ou cocô.

Você vai precisará segurar ele, já que seu filho ainda não será forte o suficiente para sentar sozinho. Na China, alguns pais vestem os filhos com roupas que facilitam o processo de ir ao banheiro, o que dá maior autonomia para a criança.

Siga o fluxo

Com frequência pais mudam a rotina de desfralde para se adequar a determinadas situações. Em vôos, por exemplo, as crianças usam fraldas, já que estão longe de penicos e usar o banheiro do avião é algo um pouco complicado. Uma estratégia para seu filho não ir tantas vezes ao banheiro é certificar-se de que ele não precisa fazer mais nada antes de colocar uma fralda nova nele.

Você pode tentar isso logo depois que seu filho acordar ou terminar de comer – se ela precisar fazer algo, ela fará, e não precisa se preocupar se ela não quiser fazer. Spoiler: você usará cada vez menos fraldas e a noção de usar o penico estará cada vez maior.

Preste atenção aos sinais

Enquanto todas as crianças enviam sinais de que a natureza está chamando – normalmente grunhindo e ficando vermelho enquanto se prepara para o cocô e se contorcendo e agarrando a virilha para fazer xixi – pode demorar um pouco para você descobrir sinais específicos que o seu filho manda e estabelecer respostas que ele consiga compreender.

Felizmente, crianças tendem a ser mais fáceis de ler do que bebês. Você pode começar a perguntar se ele precisa ir no banheiro, para estabelecer um diálogo fácil de ser entendido.

Seja positivo

Não se surpreenda se sua família e amigos perguntarem a respeito do desfralde e pensarem que você está pressionando seu filho a fazer isso. Um conselho a ser seguido é: ignore comentários e momentos que não saem da maneira que você esperava e mantenha a positividade – isso aumenta as chances de ter sucesso com o que você está fazendo.

Leia também:

6 dicas para ajudar seu filho no momento do desfralde

Desfralde: tudo que você precisa saber sobre essa fase

E a hora do desfralde, quando chega?