Criança

7 dicas para acabar de vez com as manchas no uniforme do seu filho

Já está na hora de se preparar para o novo ano na escola

Rhaisa Trombini

Rhaisa Trombini ,Edileyne e Geraldo

(Foto: Getty Images)

As aulas das crianças logo estão de volta e você deve ir se preparando para um novo ano escolar! Arrumar a mochila, comprar o material novo e aprender novas receitas para a lancheira! E o uniforme! Precisa lavar e passar, mas você sabe o filho que tem e as manchas que sobraram do último ano. Não vai ser nada fácil tirar…

Ainda bem que a 5àsec convidou a especialista em cuidados têxteis Marinês Cassiano para trazer a solução de todos os seus problemas com todas as machas que você imaginar.

A hora de lavar a roupa não precisa ser uma tortura (Foto: Getty Images)

 1. Leia as etiquetas
Existem alguns produtos para tirar machas que não podem ser aplicados em qualquer tipo de roupa. Então, ao invés de jogar tudo na máquina, leia a etiqueta siga as instruções do fabricante, além das informações contidas na etiqueta de cada peça. Caso não sabia o que elas significam, procure na internet para não acontecer nenhum erro.

 2. Uniformes brancos
Nesse caso, você deve começar a tirar as manchas amarelas antes da lavagem, usando produtos específicos para o tecido. Roupas brancas sujam facilmente, então use sabão alcalino e água fria na hora da lavagem.

Depois de deixa-las de molho para que fiquem mais brancas e para tirar outras machas, enxague para tirar todos os resquícios do produto. Elas devem ser lavadas separadamente par não manchar ou danificar o tecido. Use a quantidade certa de sabão, pois o excesso do produto pode gerar o efeito contrário.

Sujar ajuda a incentivar a criatividade (Foto: Getty Images)

 3. Caneta 
Caso a caneta do seu filho estoure, tente absorver a tinta com um pano limpo ou algodão umedecido, sem esfregar, pressionando levemente no local.

Se ela está lá por muito tempo ou são riscos, o recomendado pela especialista é usar uma porção de sabão líquido diretamente no local, espalhando com a ponta dos dedos, deixando agir por alguns minutos, e retire o excesso com um pano limpo, algodão ou papel toalha. Você pode repetir o processo antes de lavar.

 4. Gordura
A cantina da escola é a perdição dos nutricionistas e das mães (e pais) que lavam as roupas! Alimentos gordurosos podem causar um estrago no uniforme, mas para tirar a macha aplique um detergente neutro no local afetado com a roupa ainda seca. Após deixar o produto agir por 15 minutos, lave normalmente com as outras peças.

Bate até um desespero (Foto: Getty Images)

 5. Meias
Criança que é criança anda descalça por ai. Mas quem sofre depois são as meias encardidas. Para esse problema, Marinês indica um sabão em barra neutro. Basta esfregar as meias. Depois deixe de molho por um dia, sem enxaguar, em água misturada com alvejante sem cloro e depois lave normalmente.

 6. Tintas à base de água
Nessa caso, enxague as roupas imediatamente e água morna e lave com sabão líquido concentrado. A tinta seca pode danificar a fibra então é melhor procurar uma lavanderia profissional para tentar remover o mancha se ela está na roupa há muito tempo.

 7. Alimentos como sorvete ou chocolate
Roupas com manchas de alimentos não devem ser misturadas com outras na hora da lavagem. Primeiro lave previamente usando água morna e um removedor de manchas. Se a mancha não desaparecer, coloque a peça na máquina de lavar e utilize um alvejante adequado para o tipo de cor e material do tecido em questão.

Leia também:

Crianças que usam álcool em gel para limpar as mãos, em vez de sabonete, ficam menos doentes

Boa notícia: 60 escolas americanas vão instalar máquinas de lavar para os alunos usarem

Teste: você sabe tudo sobre a máquina de lavar?