Família

Conciliar carreira e maternidade: nem sempre dá para encontrar o equilíbrio

O mercado de trabalho é desigual entre mulheres e homens e piora quando elas se tornam mães - iStock
iStock

Publicado em 27/03/2019, às 14h27 - Atualizado em 26/08/2022, às 12h26 por Yulia Serra, Editora | Filha de Suzimar e Leopoldo


Após a maternidade, a sua visão e relação com o mundo se transforma. Porém, não é só você que muda, as pessoas ao seu redor também transformam a visão e relação com você. Tanto para o lado positivo, quanto negativo. Uma das maiores transformações acontece no ambiente de trabalho. Algo que Michelle Terni, mãe do Thomas e do Alex, sentiu na pele e por isso resolveu criar a Filhos no Currículo.

O mercado de trabalho é desigual entre mulheres e homens e piora quando elas se tornam mães (Foto: iStock)

“Quando voltei da licença-maternidade, estava tentando ser a ‘mãe perfeita’ e acabei virando a ‘mãe checklist’, mais preocupada em ‘ticar’ todas as pendências do que em construir um vínculo com meu filho”, contou a empreendedora. Esse ciclo vicioso fazia Michelle se sentir culpada e em dívida com os filhos. Mas essa sensação não é exclusiva dela. A vontade de querer sempre mais de si persegue você durante toda a criação e por conta do trabalho, é piorada.

A relação entre homens e mulheres no universo empresarial já é desigual. De acordo com o IBGE, as mulheres trabalham semanalmente, em média, 3 horas a mais que os homens e ganham apenas dois terços do que eles recebem. Esse quadro é ainda pior quando você tem filhoSegundo o IBGE, as mães recebem até 40% a menos que mulheres sem filho. O problema é que todos os cuidados relacionados à crianças é visto como dever feminino. “Envolver o homem é parte da solução. Como pai, ele compartilha responsabilidades pela criação dos filhos e sua participação ativa pode minimizar a carga mental acumulada nos ombros da mãe”, sugere a sócia-diretora da Filhos no Currículo.

Conciliar carreira e maternidade não é uma tarefa fácil e, segundo Michelle, a busca por criar uma relação de presença, vínculo e conexão com o filho sem necessariamente abrir mão da profissão é um desejo e preocupação comum entre as mulheres. Por isso, a especialista defende: “O primeiro estereótipo que precisamos derrubar é a visão de equilíbrio entre carreira e maternidade”, porque essa relação envolve escolhas que a cada momento pesarão mais para um lado da balança. O mais importante não é a quantidade, mas a qualidade do tempo em ambas posições. “Isso tem a ver com entrega, disponibilidade, intenção e presença”, diz Camila Antunes, também sócia da Filhos no Currículo e pedagoga.

Esse é o pilar central que as especialistas se baseiam no seu negócio próprio. “É sobre ressignificar a palavra ‘tempo’” e, para Michelle, é fundamental levar a discussão para o ambiente corporativo, e entender que ao se tornar mãe, você desenvolve novas habilidades“Mediar a briga entre os irmãos é uma excelente oportunidade para exercitar a gestão de conflitos num ambiente de trabalho”, brinca a empreendedora e completa: “Acreditamos que filhos agregam muito no nosso currículo”. Então explore suas novas características.


Leia também

Anna Jatobá retira sobrenome do ex-marido depois do fim do relacionamento - (Foto: Divulgação)

Família

Anna Jatobá e filhos excluem sobrenome de Alexandre Nardoni após separação

A família é viciada em fast food - (Foto: Reprodução/The Sun)

Bebês

Bebê de 1 ano come fast food todos os dias e bebe seis latas de Coca-Cola: "É difícil dizer não"

Jogador do Corinthians - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Causa da morte de jovem após encontro com jogador do Corinthians vem à tona 2 meses depois

Foto: Reprodução/ Instagram

Bebês

Fernanda Paes Leme recusa visitas após o nascimento da filha: "Não consigo e não quero"

Menino separa frango da merenda para a mãe - (Foto: Reprodução)

Família

Menino separa frango da merenda da escola para levar para casa: “Para a mamãe”

Gustavo Marsengo prevê data de nascimento do filho - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Gustavo Marsengo revela data para chegada de primeiro filho com Laís Caldas

Casal e bebê - (Foto: Reprodução/Freepik)

Bebês

Casal coloca bebê de 3 meses para adoção por estar "ocupados demais com o trabalho"

Sabrina Sato, Nicolas Prattes e Zoe - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Sabrina Sato é criticada por levar Zoe à viagem com Nicolas Prattes: "A cara dela diz tudo"