Gravidez

A primeira gravidez é cansativa, mas a ciência explica porque a segunda é 9463805 vezes mais

São três motivos principais!

Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

(Foto: Getty Images)

A segunda gestação é mais cansativa que a primeira (Foto: Getty Images)

O corpo feminino se adapta de diferentes formas durante o período de gestação, as mudanças dependem de cada organismo e levam em conta seus hábitos e sua história médica.

Nenhuma gestação será igual, apesar de ter vários sintomas conhecidos, muitas características durante esse período são surpresas para as futuras mães. O corpo vai se acostumando e se adéqua, aos poucos, a nova realidade e se prepara pra receber a nova vida que está a caminho.

De acordo com os inúmeros artigos e pesquisas publicadas pelo Conselho Americano de Obstetrícia e Ginecologia, existe um fenômeno atual, que vem se tornando cada vez mais frequente, a segunda gravidez é mais desgastante que a primeira!

Os especialistas explicam que, apesar disso não ser uma regra, existem vários fatores que contribuem para isso. Por que será que isso acontece?

Você precisa dar atenção para o filho mais velho (Foto: Getty Images)

Você precisa dar atenção para o filho mais velho (Foto: Getty Images)

O primeiro fator importante é a existência de um filho mais velho que exige mais atenção do que o habitual. Dependendo da idade, você precisa estar ciente de que pode haver mudanças no comportamento da criança, por vários motivos, entre eles ciúmes, dúvidas constantes, etc. É preciso entender seu filho mais velho, já que ele vai enfrentar uma mudança radical em seu círculo familiar e sair completamente da zona de conforto.

(Foto: Getty Images)

É mais cansativo mesmo para o corpo (Foto: Getty Images)

Em segundo lugar, naturalmente, o corpo vai se entregar, pelo menos um pouco. Mesmo com bons hábitos, o estado dos ossos e a elasticidade dos músculos são impossíveis de evitar com o passar dos anos. Por isso, a mulher irá precisar de uma quantidade maior de vitaminas, mais exercícios e saber que o desconforto será mais frequente durante o período da segunda gravidez.

Fora isso, não há período adicional de sono. Na primeira gravidez, é recomendado que a mãe durma algumas horas extras para enfrentar o processo de amamentação. Com a existência do filho mais velho, como é preciso se dividir pra dar atenção aos dois, talvez não sobre tanto tempo livre nos primeiros meses. É normal que no início, você se sinta mais cansada e que os dias sejam mais irritantes.

(Foto: Getty Images)

De olho no prato (Foto: Getty Images)

Por último, a alimentação não é cuidada com o mesmo rigor de antes. Com duas crianças exigindo cuidado, a mãe terá certa dificuldade de encontrar um jeito de planejar com detalhes sua dieta durante a segunda gravidez, mas não pode ser esquecido completamente.

Uma alimentação deficiente em nutrientes pode causar problemas como enjôos matinais, dores de cabeça e tontura, fora isso, a má nutrição pode afetar negativamente o sono formando um ciclo difícil de quebrar devido à fadiga excessiva.

Leia também:

Estudo comprova que o segundo filho é o mais arteiro de todos

Estudo revela que inteligência das crianças é herança da mãe — e não do pai

Pais atraentes normalmente têm filhas e não filhos, mostra estudo