;
Criança

Comprovado: andar descalço faz bem para a saúde!

Uma pesquisa feita na Africa do Sul provou o que a gente já sabia

Cecilia Malavolta

Cecilia Malavolta ,Filha de Iêda e Afonso

 

Agora é oficial: andar descalço faz bem pra saúde! (Foto: Shutterstock)

Agora é oficial: andar descalço faz bem pra saúde! (Foto: Shutterstock)

Sabe aquele ditado que criança que anda descalça tem mais saúde? Agora ele está cientificamente comprovado! Uma pesquisa feita pela Universidade de Stellenbosch, na África do Sul, provou que crianças que passam a maior parte do tempo descalças se desenvolvem melhor que as crianças que ficam de sapatos.

A principal diferença que pode ser notada é a capacidade de pular e o equilíbrio que a criança tem. “Nossa pesquisa mostra que atividades físicas descalças podem ser benéficas para o desenvolvimento da capacidade de saltar e as habilidades de equilíbrio, especialmente na idade entre 6 e 10 anos”, explicou Ranel Venter, professor do departamento de ciências esportivas da faculdade.

Essa pesquisa foi desenvolvida entre março de 2015 e junho de 2016 e observou o desenvolvimento de crianças na África do Sul e na Alemanha e separou-as em dois grupos: o grupo “descalço”, com 383 crianças, e o grupo “com sapatos”, com 425.

O resultado? Testes físicos mostraram que o tamanho e o arco dos pés variaram bastante entre os grupos, sendo as crianças que ficaram descalças mais beneficiadas. Ou seja: andar descalço faz bem pra saúde, sim! Fica a dica para a aproveitar as férias com o pé no chão.

Leia também:

Cuidados diários com a saúde do nariz: esse hábito não deve tirar férias

O que você precisa saber sobre a saúde do ouvido do seu filho

Por que as crianças sofrem de depressão e problemas de saúde mental?