Pais&Filhos no Insta

Concurso divulga as 20 fotos mais incríveis de parto em 2018: três delas são brasileiras

As imagens premiadas mostram momentos antes, durante e depois do nascimento

Isabella Zacharias

Isabella Zacharias ,Filha de Aldenisa e Carlos

(Foto: Daniela Justus/IAPBP)A Associação Internacional de Fotógrafos Profissionais de Nascimento (IAPBP) divulgou os novos vencedores da competição global. O concurso, iniciado em 2012, é responsável por premiar as fotos mais marcantes realizadas no contexto de um parto (antes, durante ou depois do nascimento do bebê).

Além das categorias votadas por um júri oficial, 5 imagens foram premiadas de acordo com a escolha dos próprios membros da associação. Outras 10 fotografias receberam menção honrosa e entraram para a lista dos vencedores.

Em 2018, o concurso premiou 2 brasileiras que conseguiram ter destaque entre as 20 imagens selecionadas pela competição. A carioca Daniela Justus levou o prêmio em duas temáticas diferentes, ficando em primeiro lugar na série “Parto”, com preferência dos jurados.

Daniela foi premiada na categoria “Parto” com essa foto de um bebê empelicado (Foto: Daniela Justus/IAPBP)

O segundo prêmio de Daniela foi na categoria “Detalhes do parto”, cuja foto mostra um garotinho beijando o vidro que separa os recém-nascidos dos visitantes na maternidade.

Daniela também foi premiada por essa foto na categoria “Detalhes do parto” (Foto: Daniela Justus/IAPBP)

A paulistana Lela Beltrão recebeu menção honrosa na foto que exibe um parto onde o bebê aparece quase inteiramente fora da vagina da mãe.

Lela capturou o momento exato em que o bebê estava 100% fora da vagina da mãe (Foto: Lela Beltrão / IAPBP)

Vencedor geral

Escolha do júri: “Primeiro encontro maravilhoso dos irmãos”, imagem feita pela fotógrafa Marijke Thoen, do site Marijke Thoen Geboortefotografie (Bélgica).

Foto vencedora do concurso, intitulada “Primeiro encontro maravilhoso dos irmãos” (Foto: Marijke Thoen/ IAPBP)

Escolha dos membros: “Três se tornam quatro”, imagem feita pela fotógrafa Esther Edith, do site Esther Edith Photographer & Doula (Estados Unidos).

Escolha dos associados, intitulada “Três se tornam quatro” (Foto: Esther Edith/IAPBP)

Para ver as fotos que foram premiadas em todas as categorias, é só acessar o site da 2018 Birth Photography Image Competition. Porém, é preciso lembrar que as imagens retratam cenas reais de parto e podem mostrar nudez explícita e sangue.

Leia também:

Hospital proíbe fotos na hora do parto e gera debate na internetu

Após descobrir complicação na gravidez, Nora de Martinho da Vila dá à luz e posta fotos do parto

Duda Nagle fala sobre o desafio das 24 horas de trabalho de parto de Sabrina Sato