Criança

Deficiente auditivo ganha surpresa dos colegas de sala na festa de Natal e o vídeo é de chorar!

"Ele ficou muito feliz", disse a mãe de Arthur

Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

Anna Elisa e Arthur (Foto: Julimar Salles/Arquivo pessoal/Reprodução)

Anna Elisa e Arthur (Foto: Julimar Salles/Arquivo pessoal/Reprodução)

Arthur tem 8 anos e estuda o 2º ano no Centro Educacional Estrela Mágica, em Juiz de Fora (MG). É uma criança normal, mas talvez, à primeira vista, o implante coclear que ele usa no ouvido direito pode passar outra impressão.

É que Arthur tem perda auditiva severa nos dois ouvidos e precisa do implante para conseguir escutar e interagir com os colegas na escola. Mas, por sua condição, os alunos da turma do menino ficaram animados em aprender um pouco da Línguas Brasileiras de Sinais nas aulas de Ciências e Artes.

Essa iniciativa despertou a curiosidade e criatividade dos colegas de Arthur. Depois de aprenderem algumas palavras em Libras, por que não integrarem o garoto na atividade de Natal da escola?

A professora da turma, Barbara Nogueira, conversou com o site Razões Para Acreditar e detalhou a iniciativa. A escola estava organizando uma cantata de Natal, mas depois da curiosidade dos alunos por Libras, a educadora pensou em fazer algo que Arthur pudesse participar.

Arthur (segundo da direita) com os colegas na cantata de Natal

Arthur (segundo da direita) com os colegas na cantata de Natal

E assim surgiu a ideia de fazer a cantata de Natal deste ano em Libras. “Conversei com a coordenadora e ela concordou. As crianças ficaram muito empolgadas”, contou Barbara.

A gente começou a ver que seria muito interessante. Porque se fosse só a cantata ele ficaria perdido. Foi uma emoção muito grande. A maioria dos pais choraram. As crianças não cantaram, fizeram só os gestos”, depôs  a coordenadora pedagógica da escola, Julimar Salles.

Para Anna Elisa, mãe de Arthur, a notícia do que Barbara e a equipe da escola estavam preparando foi emocionante. “Eu fiquei muito feliz em saber que ele é querido. Ela teve a preocupação de procurar uma música, treinar e passar para as crianças.”

Barbara, então, pediu ajuda de uma amiga que estudava Libras na faculdade ensiná-la a canção “Natal” (Chiquititas), que ela gosta muito e os alunos concordaram em aprender.

O Arthur adorou a surpresa. “Ele ficou muito feliz em ver os coleguinhas falando a mesma língua que ele fala. Eu fico muito feliz pela escola, as professoras e principalmente pelas crianças abraçarem ele com tanto amor e dedicação”, falou a mãe de Arthur.

No vídeo publicado no Instagram do Razões Para Acreditar, Arthur (o segundo da direita) aparece sempre sorrindo ao lado dos colegas.

Leia também:

Conheça “Min e as Mãozinhas”, o primeiro desenho animado em libras do YouTube

Casal surdo brasileiro decide adotar criança com surdez

Garoto surdo arrecada 15 mil dólares para ajudar outras crianças