Família

Dia Mundial do Autismo: Instituto Mauricio de Sousa comemora a data com tirinha e vídeos inéditos

A data é celebrada no dia 02 de abril

Emily Santos

Emily Santos ,filha de Maria Teresa e Francisco

Turma da Mônica fala sobre autismo (Foto: Divulgação)

Não é de hoje que o Instituto Mauricio de Sousa se preocupa com a inclusão e divulgação de informações relacionadas ao combate a todos os tipos de preconceito. Prova da continuidade do compromisso do instituto com causas de inclusão é a publicação de uma tirinha inédita com a participação da Turma da Mônica e o personagem autista André, no dia 2 de abril, Dia Mundial da Conscientização sobre o Autismo, criado especialmente para falar sobre o assunto.

Dentro das ações relacionadas à data, o Instituto Mauricio de Sousa também lançará seis animações curtas (30 segundos cada) sobre o Transtorno do Espectro do Autismo.  Os filmes poderão ser vistos tanto nos canais oficiais do Instituto quanto no YouTube da Mauricio de Sousa Produções. O objetivo é mostrar alguns sinais do autismo em crianças e a importância de procurar orientação profissional o quanto antes para fazer o diagnóstico e iniciar o tratamento, pois quanto mais precocemente se iniciarem as intervenções, melhores as perspectivas de qualidade de vida para a pessoa.

“Quando criamos o personagem André, que é uma criança dentro do Transtorno do Espectro do Autismo, ouvimos vários especialistas no assunto, além de conhecer crianças dentro do espectro. O TEA não é fácil de ser identificado e por isso o tratamento pode vir tarde. Por isso, é preciso passar para os pais, professores e pessoas próximas a essas criancinhas a informação sobre os cuidados e busca de orientação para ajudá-las a desenvolverem todo seu potencial”, diz Mauricio de Sousa, pai da Turma da Mônica e presidente do Instituto Mauricio de Sousa.

Tirinha especial pelo Dia Mundial do Autismo (Foto: Divulgação)

Personagem André

Em 2001, o Instituto Mauricio de Sousa foi convidado por uma representante da Universidade de Harvard para desenvolver um projeto com o objetivo de alertar a população sobre os sintomas do Transtorno do Espectro do Autismo. Após meses de estudos nasceu André, um personagem autista para fazer parte da Turma da Mônica.

Com base nesse personagem, o Instituto Mauricio de Sousa criou a revista em quadrinhos “Um Amiguinho Diferente” e seis vinhetas de desenho animado, que alertam pais, familiares e professores para a importância do diagnóstico precoce e esclarecem o comportamento que deve ser adotado com a criança dentro do espectro do autismo. Já foram distribuídos 60 mil exemplares da publicação. As seis vinhetas informativas com o André acabam de ser atualizadas e serão divulgadas no canal do YouTube da MSP Mauricio de Sousa Produções.

Recentemente, o Instituto Mauricio de Sousa firmou parceria com a Revista Autismo, publicação trimestral de distribuição gratuita, publicando um cartum com o personagem André para esclarecer sobre aspectos do Transtorno do Espectro do Autismo. A revista pode ser solicitada pelos correios (pagando-se somente o frete), por meio do site.

Todas as crianças e adultos devem ser entendidas e acolhidas em sua diversidade. A inclusão das crianças dentro do espectro do autismo na escola, por exemplo, é um direito, e é positiva tanto para quem faz parte do transtorno quanto para as outras crianças, pois todas podem interagir e aprender com as diferenças. A mensagem de respeito às diferenças faz parte de todos os conteúdos com a Turma da Mônica

Leia também:

Mauricio de Sousa posta foto com a Turma da Mônica “de verdade” e fãs se divertem!

Turma da Mônica aparece de peruca em nova campanha e o motivo é muito especial

Turma da Mônica transforma personagens em mulheres poderosas da história em exposição