Pais&Filhos no Insta

Dona ensina cadela a falar e conta qual é o truque por trás do vídeo que viralizou

Christina Hunger é fonoaudióloga e está ensinando a Stella a se comunicar com humanos

Isabella Zacharias

Isabella Zacharias ,Filha de Aldenisa e Carlos

Christina Hunger ensinou sua cachorra Stella a falar (Foto: Reprodução / Instagram @hunger4words)

O vídeo de um cachorro que está aprendendo a falar viralizou na internet. Oi? Como assim? É isso mesmo. Christina Hunger, fonoaudióloga, está ensinando a cadela Stella a se comunicar com humanos. Christina decidiu usar toda sua experiência como fonoaudióloga para ensinar Stella a falar com ela e com seu marido.

Em entrevista à CNN, Christina conta que a cadela já aprendeu a “falar” 29 palavras diferentes. Ok, mas como ela faz isso? A fonoaudióloga montou um painel de botões que já são programados para dizer palavras ou frases. Para assistir o vídeo, clique aqui.

Stella está aprendendo a falar (Foto: Reprodução / Instagram @hunger4words)

Christina conta que a palavra favorita de Stella é “fora”. “É porque ela adora estar lá fora”, explica. Em um vídeo publicado em seu Instagram, Stella aparece pressionando várias vezes os botões que dizem as palavras “veja!” e “venha aqui fora”. Christina também afirma que outras palavras mais ditas por sua fiel parceira é “venha brincar” e “Vamos brincar de bola lá fora”.

Em entrevista à CNN, a fonoaudióloga explicou que usa com Stella as mesmas táticas que aplicaria com crianças: tempo, repetição e prática. Stella começou a ter o treinamento há 1 ano e meio e, em pouco tempo, já tinha aprendido alguns gestos.

A profissional também contou qual é o sucesso por trás de seu truque. “A primeira coisa a fazer é conversar com seu animal de estimação. Observe como ele se comunica e comece a colocar palavras nos gestos que ele faz”, explica. “Então pegue os botões e programe-os com essas palavras”.

Para quem quiser saber mais sobre as lições que Christina ensina para Stella, ela fez um Instagram dedicado a documentar a rotina de ambas. Lá, ela dá dicas e informações sobre o modo de treinamento.

Leia também:

Estudante adota cachorro em caminho de vestibular e põe nome de Enem

Homem surdo adota cachorro também surdo e o ensina língua de sinais

Avô leva cachorro para loja para ter certeza que ele vai aprovar a poltrona nova