Pais

Ensinar as crianças sobre dinheiro é importante: “Elas precisam entender como se ganha e como se gasta”

Isso ajudará seu filho no futuro

Yulia Serra

Yulia Serra ,filha de Suzimar e Leopoldo

Os pais são os maiores exemplos das crianças (Foto: Getty Images)

Dinheiro é algo que faz parte do nosso dia a dia. Por isso, saber cuidar dele é muito importante. E essa prática pode e deve ser passada e incentivada desde a infância, de acordo com a Patricia Broggi, jornalista especializada em economia.

A mãe do Luca e Tiago acredita que a melhor forma de transmitir isso a seu filho é sendo o exemplo. Nesse processo, os pais devem explicar para a criança o que é dinheiro e como ele funciona: “Ela precisa entender como se ganha, como se gasta, como se poupa e como se doa”.

É bacana ensinar para os filhos que ganhar é difícil e que se eles juntarem ao longo do tempo, podem trocar por algo que realmente querem e precisam. Por isso, a especialista elogia iniciativas como o site Antes de Mim.

Nesse brechó online, as mães encontram vários produtos seminovos para as crianças e podem criar uma poupança para elas dentro do próprio portal. Por isso, ela indica que mostre a seu filho a importância de desapegar e faça com que entenda que essa atitude irá permitir que compre algo novo mais para frente.

“O consumo sustentável é uma tendência mundial.”, conta Patricia. E no caso do Antes de Mim, é uma troca em que todos os envolvidos saem beneficiados“É ótimo para a mãe por ter essa rede de amigas, ótimo para quem vai ter filho, porque você compra um produto bom por um preço menor, ótimo para o planeta, pois é uma atitude mais sustentável”, opina.

Assim, com os itens que antigamente você descartaria, hoje consegue fazer uma renda extra. É um ciclo que permite continuar movimentando o dinheiro e aproveitar cada peça da melhor forma.

Ser empreendedora te faz mais dona do seu tempo para Patricia e, por isso, acaba sendo uma opção interessante para as mães. Por isso, neste ano, estamos levantando essa bandeira e em parceria com o Antes de Mim valorizando o empreendedorismo materno.

E nessa aventura, você também pode incluir seu filho e aproveitar para ensinar a ele o papel da moeda. Fazendo isso, o dinheiro se tornará uma coisa normal na vida deles desde pequenos. “Ensinar seu filho a lidar com o dinheiro é tão importante quanto ensinar a escrever”, conclui a especialista.

Leia também:

Dia Mundial do Livro: 10 opções de leitura para encher a estante

Empreendedorismo sustentável é uma boa opção para você treinar o desapego

Chegou a sua chance de criar uma loja online: conheça o projeto Antes de Mim