Criança

Entenda porque seu filho às vezes não aceita um ‘não’ como resposta

Pode ser mais do que uma birra

Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

criança (2)

(Foto: iStock)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Uma das coisas que seu filho deve fazer é lutar pelo que ele quer muito, como uma obrigação para que ele se imponha. Porém, quando ela teima constantemente, isso pode ser um pedido de atenção.

“Quando seu filho para de insistir assim que você perde sua postura, para ele é como ele tivesse vencido uma batalha, porque influenciou sua resposta”, diz a psicóloga e mãe de duas filhas Zelana Montminy. Mesmo uma atenção negativa, continua sendo atenção.

Na próxima vez que seu filho pedir algo, deixe que ele saiba que está sendo ouvido. Olhe ele nos olhos, repita o que ele pediu, e diga: “Eu ouvi que você quer usar o seu iPad agora. Mas a regra em casa é que você só pode usá-lo depois que terminar a lição de casa”.

Então diga que sua resposta não vai mudar e que você não vai continuar discutindo. Você vai perceber que é mais fácil manter sua promessa se respirar fundo ou deixar o cômodo na próxima vez que ele falar sobre aquilo.

Mas e se eu ficar nervosa e perder a cabeça? “Nós todas já passamos por isso”, diz Zelana. “Use isso como uma chance de mostrar para seu filho como lidar com erros.

Diga ‘Me desculpe por ter gritado. Mas eu fico muito triste quando escuto a mesma pergunta várias vezes. É assim que eu quero que a gente converse , então vamos tentar fazer diferente da próxima vez.'”

Leia também:

Filho respondão
Veja o guia para lidar com as mentiras em cada idade do seu filho
9 coisas da sua infância que seu filho NUNCA vai entender