Criança

É simples: 3 passos para você ajudar seu filho a ser feliz

As dicas vieram de um estudo feito por 70 anos

Rhaisa Trombini

Rhaisa Trombini ,Edileyne e Geraldo

É fácil fazer seu filho feliz (Foto: iStock)

É fácil fazer seu filho feliz (Foto: iStock)

Um estudo realizado por 4 diferentes centros de pesquisa na Inglaterra durou 70 anos e conseguiu a resposta para a sua principal pergunta: como criar um filho feliz e que será bem sucedido na vida? 70.000 crianças participaram do estudo e agora você pode viver sem essa preocupação seguindo apenas 3 dicas. A pesquisa foi divulgada no Ted talk!

Seja presente (Foto: iStock)

Seja presente (Foto: iStock)

1. Seja afetuosa e presente

O estudo começou em 1946, alguns meses depois da guerra, e a primeira conclusão que teve foi: crianças felizes tinham pais presentes em suas vidas! Isso significa simplesmente conversar e ouvir seu filho, além de passar bons momentos juntos!

Converse muito, responda de forma interessada e carinhosa, passa um tempo ensinando as letras e os números e viajar com seus filhos são algumas das dicas que o estudo deu!

Leia ao lado dele (Foto: GettyImage)

Leia ao lado dele (Foto: GettyImage)

2. Leia para eles

O estudo descobriu que a melhor forma de você estar presente na vida do seu filho é achar um tempo para ler uma história com ele. Além disso, crianças que leem mais antes dos dez anos tiveram um desempenho melhor na escola. Além de estimular a imaginação e ajudar na escola, a hora da leitura é um tempo importante para você ficar ao lado do seu filho, quando vocês podem conversar e se divertirem juntos.

Faça com que ele tenha uma boa noite de sono (Foto: iStock)

Faça com que ele tenha uma boa noite de sono (Foto: iStock)

3. Faça com que tenham uma boa noite de sono

Todo mundo é mais feliz depois de uma boa noite de sono, não é mesmo? De acordo com a pesquisa, manter uma rotina na hora de dormir garante um bom sono e ajuda seus filhos a crescerem mentalmente e fisicamente!

Mas se essa última parte for muito complicada, não ache que é o fim do mundo e seu filho será infeliz para sempre. Segundo Helen Pearson, que fez a palestra sobre o estudo no Ted talk, “se queremos crianças felizes, tudo o que podemos fazer é ouvir a ciência e, é claro, ouvir nossas próprias crianças.”

Então hoje a noite, quando você for colocar seu filho para dormir em uma cama quentinha e confortável, pergunte como ele está se sentindo e leia uma pequena história para ele pegar no sono. Tenho certeza quer ele ficará muito feliz!

Leia também:

Professor de Felicidade em Harvard lista 5 dicas para ser uma família feliz

“A maternidade veio para me mostrar o que era felicidade de verdade”, afirma Lia Cassano

3 passos para criar filhos com autoestima elevada