Família

Família reunida: haitiana reencontra filhos graças à vaquinha virtual

Ela não via as crianças desde que chegou ao país, há 5 anos

Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

Família reunida (Foto: Reprodução / RBS TV de Caxias do Sul)

Em 2013, uma imigrante haitiana, Monette Esperance, se mudou para o Brasil em busca de uma vida melhor. A mulher vive em Caxias do Sul e tentou por cinco anos rever os filhos três filhos que ficaram no país de origem junto com a avó, mas não teve sucesso. O marido, pai das crianças, foi o primeiro a chegar ao Brasil, e morou por um período em Manaus, mas faleceu por conta de um câncer.

“Eu pensei que nunca mais veria eles. Sentia muita dor. Tinha vezes que eu fazia comida e pensava que eu tinha o que comer e eles poderiam estar passando fome“, conta Monette em entrevista à RBS TV de Caxias do Sul.

A irmã, que também estava no Haiti, foi quem organizou as papeladas das crianças. Ela teve um pouco de dificuldade para encaminhar os vistos, mas depois que estava tudo pronto, encontraram outro obstáculo: Falta de dinheiro. A mãe precisou criar uma vaquinha online e conseguiu arrecadar mais de 20 mil reais.

Família reunida (Foto: Reprodução / RBS TV de Caxias do Sul)

“As pessoas, que nem me conhecem, não sabem o quanto me ajudaram. Fiquei muito feliz. Tem pessoas que também são mães e sentiam o que eu estava passando.”

A família está finalmente feliz e reunida. As crianças, hoje, tem 7 anos, 10 anos e 11 anos e não falam português, mas ainda estão se adaptando à vida no sul do país. Por enquanto, não estão estudando, mas mãe já está providenciando os documentos. Monette tem uma quarta filha, que é brasileira, mas o pai não está aqui. Ele foi deportado tentando entrar nos Estados Unidos e hoje está no México.

“Eu sinto muita alegria na minha vida. Filho tem que criar junto com a mãe. Agora eu quero ficar junto, sem se separar”, contou a haitiana emocionada.

Leia mais: 

4 motivos para você reunir a família em volta da mesa para as refeições

Neymar compartilha foto reunido com a família prontos para o Natal

Luciano Huck posta foto rara da família reunida e faz sucesso nas redes