Família

Jade Seba e Bruno Guedes falam sobre os desafios dos pais de primeira viagem: “É muito importante saber pedir ajuda”

Zion nasceu no dia 23 de maio e os dois não param de mostrar como amam o filho

Giovanna de Boer

Giovanna de Boer ,filha de Karen e Christiano

(Foto: Reprodução)

Alguns anos atrás, os livros eram a primeira solução das mães de primeira viagem quando tinham dúvidas ou receios relacionados à maternidade. Mas hoje, é supercomum ver influencers compartilhando nas redes sociais as alegrias e os desafios de ser mãe.

É o caso de Jade Seba, que tem mais de 2,5 milhões de seguidores no Instagram. A influencer namora o ator Bruno Guedes, com quem teve um filho recentemente. Zion nasceu no dia 23 de maio e os pais não param de mostrar como amam o filho. Em entrevista à Pais&Filhos, Jade falou a real sobre como é ser mãe de primeira viagem. Olha só:

Como está sendo sua experiência como mamãe de primeira viagem?

Jade Seba: A experiência está sendo ótima. Durante a minha gravidez ouvi muitos relatos de outras mães sobre o quanto a maternidade era difícil. Porém, quando chegou a minha vez de colocar em prática, as coisas ficaram mais leves. Acredito que quando não depositamos muitas expectativas, a experiência acaba se tornando mais tranquila. Além disso, conto com uma rede de apoio ótima, que vai desde o Bruno, que é meu parceiro e está sempre presente, exercendo totalmente a função dele de pai e dividindo toda a responsabilidade, até minha mãe e outros familiares.

Para você, a exposição do Zion na mídia e nas redes sociais é algo natural ou preocupante?

Jade Seba: Em relação a isso, o que me preocupa é a maldade vinda de outras pessoas. Atualmente, a internet possibilita que elas tenham mais coragem para fazer o mal de forma anônima, porque é possível não expor o rosto. No geral, eu sempre soube que o Zion precisaria ser exposto porque a minha profissão é compartilhar o meu lifestyle e, principalmente nesse início, ele está totalmente ligado a isso, já que dou muitas dicas para outras mães que estão no mesmo momento que eu. Futuramente, quando ele não depender tanto de mim, talvez a exposição não seja tão grande quanto tem sido ultimamente.

Como está a relação do casal depois do nascimento do seu filho?

Jade Seba: Conciliar a vida de mãe e esposa com o trabalho está sendo bem tranquilo. O Bruno é muito participativo, por isso, conseguimos ter nossos momentos em família e, também, a dois durante os intervalos do meu trabalho e do dele. Tenho o privilégio de poder trabalhar em casa quando necessário. Devido a isso, nunca precisei parar de trabalhar. Em breve, voltarei a viajar e o Zion vai me acompanhar, já que quero continuar amamentando o máximo de tempo possível. Meu marido tem trabalhado bastante durante o dia, mas de madrugada, por exemplo, costuma trocar as fraldas do Zion. O banho é a atividade favorita do Bruno, porque, segundo ele, é o momento especial dele com o filho.

Que conselhos você dá para que outras mulheres consigam ter mais confiança no início da maternidade? 

Jade Seba: O maior conselho que eu poderia dar é em relação a saber delegar e não querer ter seu filho somente para você. É um momento muito especial em que, normalmente, as mães querem viver 24h para o bebê e, muitas vezes, se sentem “menos mães” quando não estão participando de alguma atividade dos filhos. Isso pode acabar desencadeando uma depressão pós-parto, já que a mãe fica muito carregada. Mães de primeira viagem, como eu, têm mais chances de ficarem nervosas com choros e cólicas, por exemplo. Por isso, é muito importante saber pedir ajuda, nem que seja para uma vizinha ou outras pessoas mais próximas. Compartilhar esses momentos pode deixar tudo um pouco mais leve.

Que dicas infalíveis você tem para suas seguidoras continuarem mantendo a chama do casamento acesa, mesmo com tantas responsabilidades profissionais, além de precisarem estar presentes na vida dos filhos?

Jade Seba: Sei que muitas mulheres não podem se dar ao luxo de ter uma hora vaga para ter momentos a dois com o companheiro, seja em um jantar ou em uma ida ao cinema, mas a minha dica é sempre tentar tirar um tempinho do dia para aproveitar em casal. Reservar uma hora do dia, mesmo que seja em casa, é muito importante para o casal. Além disso, viajar também ajuda muito. Eu e o Bruno, por exemplo, fizemos uma pequena viagem com o Zion para sair um pouco da rotina e foi muito legal.

Jade Seba e a família (Foto: Reprodução / Instagram)

Papai também participa

Os desafios da maternidade não estão só para as mães. Os pais também participam e sofrem um pouco nesse processo. Bruno Guedes contou um pouquinho de como está sendo a primeira experiência paterna:

Como está sendo o desafio de ser pai pela primeira vez?

Bruno Guedes: Eu sempre tive muita facilidade de lidar com crianças. Minha mãe sempre trabalhou em creche e, quando eu e meu irmão éramos pequenos, ela não tinha com quem nos deixar. Por isso, ficávamos com ela no trabalho até o final do expediente. Para viver todo aquele universo eu interagia muito com as crianças propondo brincadeiras, ajudando a dar banho, dando comida. Para nós, era tudo um passatempo, uma diversão. Isso se tornou algo muito positivo nessa grande caminhada. Portanto, ser pai pela primeira vez não foi bem um desafio. Modéstia a parte, eu e a Jade estamos tirando de letra. Viver tudo isso está sendo um barato e, tendo meu próprio filho, é uma mistura de cuidado e mais responsabilidades, já que uma criança recém-nascida dependendo totalmente de nós. Aí está a grande responsabilidade: não poder errar como pai, mesmo não tendo certas experiências.

O que seu filho mudou na sua vida e na sua rotina? 

Bruno Guedes: Está tudo muito no início ainda. Meu maior medo não é do hoje, mas do amanhã. É como me falaram uma vez: filho é igual a vídeo game, quando você passa de uma fase, vem outra fase. Então, acho que nesta primeira fase está tudo correndo bem. Conseguimos dar banho com tranquilidade, eu já consigo segurar o Zion da forma certa, trocar a fralda corretamente, interagir com ele e conseguir entendê-lo. Por enquanto, está tudo certo. Meu medo é do mês seguinte, da próxima fase. Mas é um desafio gostoso de se viver porque dá aquele friozinho na barriga, eu fico sempre esperando o dia de amanhã.

Leia também:

E se os bebês nascessem com dentes? Fotógrafa realiza o ensaio com montagem hilária

Jade Seba celebra mesversário do filho e decoração do Toy Story ficou demais!

Carol Dantas posa de top e exibe barrigão na reta final da gestação