Bebês

Mãe compartilha foto de alergia grave do filho e faz alerta

"Não dê comida para o bebê dos outros", desabafou

Cecilia Malavolta

Cecilia Malavolta ,Filha de Iêda e Afonso

A reação alérgica tomou conta do corpo todo de Eric (Foto: Arquivo Pessoal)

A reação alérgica tomou conta do corpo todo de Eric (Foto: Arquivo Pessoal)

Uma mãe compartilhou uma foto chocante de seu bebê após ele ingerir um alimento e ter uma reação alérgica instantânea e grave. Barbara Klipel, mãe do pequeno Eric, de apenas 7 meses, estava preparando seu filho para provar sua primeira fruta quando foi surpreendida por uma alergia que deixou o corpo e rosto do menino com muitas manchas vermelhas.

A fruta escolhida tinha sido uma banana prata, a principal escolha quando o assunto é introdução alimentar. Porém, Eric não conseguiu comer nem um pedaço. Bárbara precisou apenas segurar a banana perto dele para que a alergia surgisse. Apesar do susto, as manchas vermelhas sumiram após algumas horas e um banho, como foi instruída pelo pediatra do filho.

O post, do dia último dia 12, viralizou e até agora tem mais de 22 mil compartilhamentos. A mãe aproveitou a oportunidade para mostrar como alergias alimentares podem ser graves para bebês e como oferecer comida para eles pode ser algo perigoso.

Em um segundo relato, Bárbara contou sobre um dia que estava em uma feira e, sem que fosse concultada, uma mulher tentou colocar na boca da criança uma pipoca doce. “Minha vontade foi voar na mulher, mas para não criar confusão eu tirei a mão dela com a pipoca da boca do Eric, e ela toda surpresa perguntou se ele não podia só sentir o gostinho?! Respondi brutamente que não, ele só tem sete meses.. a moça nem desculpa pediu, Ainda continuou tentando perguntar se ele não podia sentir o gosto?! Graças a Deus ele não teve nem reação com a pipoca!”, ela desabafou em seu post no Facebook

Além da pipoca ser uma comida fácil de causar engasgos, o açúcar e a própria pipoca em si podem ser fatores triviais para desencadear uma alergia alimentar grave. Por isso, vamos bater nessa tecla: nunca ofereça comida a um bebê sem perguntar à sua mãe – e fique de olho caso ele coma algo e apresente sinais de alergia.

Bárbara, Eric e Arthur (Foto: Arquivo Pessoal)

Bárbara, Eric e Arthur (Foto: Arquivo Pessoal)

Além de Eric, Bárbara também é mãe de Arthur, de 3 anos. Quando o menino tinha apenas 2 meses de idade, ela percebeu uma alteração no funcionamento do intestino do bebê e desconfiou de uma alergia. Após conversar com um pediatra e realizar vários exames, eles chegaram à conclusão que o bebê tinha alergia à leite (mesmo mamando apenas do peito).

Confira o relato completo de Bárbara em seu Facebook:

“*Alergia alimentar*

Eric ficou assim pq manipulou, nem chegou a comer direito, uma banana Prata!

As pessoas nao levam a sério alergias alimentares. Muitos acham que é frescura dos pais, outros confundem com intolerância, outros ainda acham que só um pouquinho não faz mal..

Aos dois meses começamos a desconfiar que Eric era APLV (alergia a proteína do leite de vaca). Eric nunca tomou leite de vaca, o contato foi pelo leite materno, alimento esse essencial para o desenvolvimento da criança.
Ai começou uma jornada de dieta e restrição, desde então somente na observação pelos alimentos que como percebi que Eric também reage a carne vermelha, amendoim e oleaginosas no geral, coco, além do leite de vaca.
Ao iniciar a introdução alimentar, há pouco mais de um mês, a primeira fruta que dei foi a banana, a qual tb dei para Arthur, porém é uma fruta bem alergenica. O resultado foi esse da foto. Os vermelhos saíram naturalmente, não precisamos de medicamentos, porém minha preocupação era se a alergia fechasse a respiração dele. Não chegou a esse nível graças a meu bom Deus!

Escrevi isso tudo para contar que hoje, eu no bazar no Centro de convenções de Vila velha, quando fui procurar minha carteira no carrinho que estava Eric, abaixei a cabeça e em segundos uma mulher irresponsável enfiou uma pipoca caramelizada dentro da boca do Eric. Sim, pipoca dentro da boca do meu BB de 7 meses, ainda caramelizada e talvez de chocolate!
Eu estava junto dele, somente abaixei a cabeça e em segundos fui surpreendida!
Minha vontade foi voar na mulher, mas para não criar confusão eu tirei a mão dela com a pipoca da boca do Eric, e ela toda surpresa perguntou se ele não podia só sentir o gostinho?! Respondi brutamente que não, ele só tem sete meses.. a moça nem desculpa pediu, Ainda continuou tentando perguntar se ele não podia sentir o gosto?!
Graças a Deus ele não teve nem reação com a pipoca!

Cara, fiz esse post como um desabafo e para vc que insiste em dar comida para bbs e crianças que não são suas.
A incidência de alergias está aumentando, então o risco de vc enfiar algo na boca de um BB e ele ser alérgico pode ocorrer e a criança ficar mal e até ir a óbito por causa disso.
Segundo, bbs não comem pipoca, com risco tb de engasgo! Além de que bbs não comem, ou pelo menos, não deviam comer açúcar.

Pelo amor de Deus, se vc quer dar algo psra uma criança comer pergunte aos pais se pode! E para BB nunca nem pergunte, pq talvez ele só mame, ou esteja iniciando sua alimentação. Deixe que os pais cuidem disso.
Quer agradar? Brinque com o BB, converse com ele..
NUNCA, JAMAIS, EM NEMHUMA HIPÓTESE DÊ COMIDA A BBS E CRIANÇAS QUE NÃO SAO SUAS!!
Até mesmo a inofensiva banana para alguns pode causar um estrago!

Edit 1: a banana não é uma fruta ruim, peko contrário! Banana deu alergia em Eric e conheço outros casos, mas não dá em todas as crianças, não vamos generalizar! Meu filho mais velho come de tudo, não teve problema nenhum na introdução alimentar!

Edit 2: para saber se uma criança tem alergia a algo tem que dar para experimentar. Eric reagiu a banana, mas não reagiu a outras frutas e vegetais.

Edit 3: Eric mama leite materno e algumas reações que ele tem são pq eu ingeri os alimentos. Estou de direta restritiva ao leite e derivados.

Edit 4: prezo muito pela alimentação da minha família. Comemos uma alimentação saudável e equilibrada e Eric é um BB super saudável e desenvolvido, apesar da alergia.”

Leia também

Olha isso! Maquiagem causa alergia grave em criança de três anos

Mãe é acusada de abuso infantil após reação alérgica da filha ao leite em pó; entenda o caso

Duas mães compartilham como é ter um filho alérgico à alimentos