Criança

Menina de 10 anos cria biblioteca comunitária em comunidade no Rio de Janeiro

Muitas pessoas abraçaram a causa e ajudaram com a doação de livros

Letícia Vaneli

Letícia Vaneli ,filha de Alcides e Eugênia

Lua teve a ideia de criar a biblioteca após visitar a bienal do livro este ano (Foto: Reprodução/Rede RPA)

Raíssa Luara de Oliveira, também conhecida como Lua, inovou com o projeto da biblioteca “Mundo da Lua” na comunidade do Tabajara, localizada na Zona Sul do Rio de Janeiro. A ideia surgiu após visitar a Bienal do Livro que aconteceu no último mês.

A garota de apenas 12 anos mandou uma mensagem pra Vânia, que é a coordenadora da associação de moradores e amiga da mãe de Lua, perguntando se teria algum espaço disponível para iniciar um projeto.

(Foto: Reprodução/Rede RPA)

“A Vânia, minha amiga, pensou que eu é que estava escrevendo a mensagem. Ela respondeu que se eu cuidasse do espaço, ela cederia uma pequena área lá na associação”, disse Fátima Regina,a mãe de Lua, ao portal RPA.

Força de vontade e espaço não eram mais problemas para a carioca. Ela publicou em suas redes sociais um vídeo incentivando pessoas a abraçarem a causa. Em poucos dias, doações não paravam de chegar.

Lua agradeceu os seguidores que doaram livros para o seu projeto (Foto: Reprodução/Rede RPA)

“Uma senhora me ligou para doar livros e disse que a Lua é o que ela queria ser quando criança: alguém que faz a diferença. E estou ouvindo isso de muita gente. Todos estão preocupados com os rumos da humanidade: o desamor, a violência… Aí, quando se deparam com uma coisa bonita desta vindo de uma criança, as pessoas começam a acreditar e a ter esperança, sabe? Acho que foi isso”, contou a mãe.

Confira o vídeo:

Se o plano inicial era a criação de uma biblioteca comunitária, agora se tornou um centro cultural para aquela população. A inauguração do projeto está prevista para o dia 18 de outubro e o espaço será organizado de acordo com as idades das crianças.

Fique por dentro das novidades no canal Pais&Filhos:

Leia também:

Menina cria urso de pelúcia com uma função única para crianças que vivem internadas

Menino de 10 anos inventa dispositivo que evita a morte de bebês esquecidos em carros: “Meu jeito de ajudar”

O Menino que Descobriu o Vento: conheça a história por trás do filme que emocionou todo mundo