Pais&Filhos no Insta

ONG cria iniciativa única para ajudar na inclusão de crianças com Síndrome de Down

O projeto começou com a organização Best Buddies

Isabella Zacharias

Isabella Zacharias ,Filha de Aldenisa e Carlos

Conheça o novo projeto da Best Buddies Brasil (Foto: Divulgação / Best Buddies Brasil)

Fundada nos EUA em 1989 por Anthony Kennedy Shriver, a Best Buddies é uma organização mundial sem fins lucrativos, com a missão de criar oportunidades para pessoas com deficiência intelectual através de programas voluntários.

No ano em que a empresa comemora 30 anos de atuação mundial, a Best Buddies Brasil está lançando um projeto inédito: o “Iniciativa Kids, conectando famílias” tem como objetivo trabalhar a inclusão social das pessoas com deficiência intelectual.

Formada por um grupo de 30 famílias – 15 delas formadas com crianças de 0 a 5 anos com deficiência intelectual (como Síndrome de Down, autismo e outas condições de baixo cognitivo) e 15 famílias formadas com crianças sem deficiência – elas formarão duplas de amizade.

O objetivo dessa iniciativa é que, desde muito cedo, as famílias típicas possam acolher a inclusão social de forma amigável. A intenção é que a iniciativa se expanda para atender outras famílias a partir de 2020.

O “Iniciativa Kids, conectando famílias” tem como objetivo melhorar a inclusão social (Foto: Divulgação / Best Buddies Brasil)

O projeto terá 1 encontro a cada mês com atividades como rodas de conversa, palestras sobre maternidade, saúde, educação, diversidade e inclusão. Além disso, as famílias poderão participar de brincadeiras sensoriais e atividades que serão desenvolvidas por terapeutas.

O projeto também terá participação de profissionais como psicólogos, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, médicos especialistas e embaixadores da Best Buddies com deficiência intelectual e suas famílias.

A primeira ação da “Iniciativa Kids, conectando famílias” é a produção de um ensaio fotográfico com as 15 famílias com crianças de 0 a 5 anos para comemorar o Dia Internacional da Síndrome de Down. “O ensaio é a primeira de muitas ações que tem como objetivo informar à sociedade da importância da inclusão social de pessoas com deficiência intelectual na primeira infância. No ano em que a Best Buddies completa 30 anos de trabalho mundial, acredito que temos a experiência necessária para impulsionar a inclusão social no Brasil”, diz Roberta Cruz Lima, diretora executiva da Best Buddies Brasil.

Leia também:

20 fotos de crianças com Síndrome de Down que vão deixar seu dia mais feliz

Mãe conta como descobriu que filhas gêmeas têm síndrome de Down e dá melhor conselho para outros pais

Mãe faz depoimento emocionante sobre como é ter uma filha com Síndrome de Down: “É extra fofo, extra especial”