Família

Papa Francisco lamenta tragédia em Brumadinhos e faz oração pelas vítimas

"Rezo pelos feridos e exprimo meu afeto e proximidade espiritual às suas famílias”

Izabel Gimenez

Izabel Gimenez ,filha de Laura e Décio

Papa está na Jornada Mundial da Juventude (Foto: Getty Images)

No domingo (27), Papa Francisco lamentou a tragédia que ocorreu em Brumadinho na última sexta-feira (25) e diz sentir muito pelas vítimas do rompimento da barragem de rejeitos de minério de ferro da Vale que já causou a morte de pelo menos 60 pessoas.

“Quero exprimir a minha dor pela tragédia que atingiu o Estado de Minas Gerais, no Brasil. Recomendo à misericórdia de Deus todas as vítimas e ao mesmo tempo rezo pelos feridos e exprimo meu afeto e proximidade espiritual às suas famílias“, escreveu em seu Twitter. Francisco está no Panamá  para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) e aproveitou o momento para fazer uma oração às vítimas.

Infelizmente, ainda há cerca de 30o pessoas desaparecidas. A lama atingiu casas da comunidade da Vila Ferteco e prédios administrativos da própria empresa Vale. Não é a primeira vez que uma barragem é rompida, há três anos, um caso muito parecido aconteceu em Mariana, deixando 19 pessoas mortas. O reservatório era operado pela Samarco, controlada através de uma joint-venture entre a Vale e a anglo-australiana BHP Billiton.

A Vale se pronunciou afirma que a causa da tragédia é desconhecida e que o reservatório havia sido certificado pela auditoria alemã Tüv Süd.

Leia também: 

Filho de homem desaparecido em Brumadinho faz vaquinha para tentar chegar à cidade

Brumadinho: voluntários ajudam famílias desabrigadas depois do rompimento de barragem 

Conheça o Centro de Arte Contemporânea Inhotim