Criança

Piramos: conheça um parque aquático completamente adaptado para crianças com deficiência

A dica veio das nossas colunistas Taís e Roberta Bento, mãe e filha, que visitaram o Morgan’s Wonderland, nos Estados Unidos

Isabella Zacharias

Isabella Zacharias ,Filha de Aldenisa e Carlos

Roberta e Tais Bento, nossas embaixadoras e colunistas

Roberta e Tais Bento, nossas embaixadoras e colunistas (Foto: divulgação)

Por lá uma simples inversão de conceito transformou o lugar. Construído para quem tem necessidades especiais e adaptado para quem não tem, o parque me encantou.

Recentemente tive o privilégio de conhecer um lugar inusitado, inesquecível, encantador. E a melhor parte: a convite da minha filha! O parque nasceu da inquietação de pais que sentiram na pele o que é ter um filho com necessidades especiais.

Como toda inovação disruptiva, o Morgan’s Wonderland, que fica em San Antonio, no Texas, não inventou nada. Simplesmente inverteu um conceito e, assim, mudou tudo. O que os pais da menina Morgan, que nasceu com limitações físicas e cognitivas, fizeram foi investir na criação de um parque inteiramente pensado para pessoas com necessidades especiais. Na sequência, fizeram adaptações para que familiares e cuidadores pudessem também se divertir.

(Foto: Reprodução / Morgan's Wonderland)

(Foto: Reprodução / Morgan’s Wonderland)

Muito além dos brinquedos, as pessoas que estavam no parque no mesmo dia que eu foram a maior causa do meu encanto. Todos se divertindo sem preocupação de se adaptar ou parecer normal. Enfim, um lugar onde o “normal” são as diferenças.

Para minha surpresa, não são as pessoas com necessidades especiais as que mais se divertem, mas sim aqueles que têm certeza de que estão vivendo momentos de prazer em família. O parque tem borboletas representadas por toda parte. Elas são o símbolo da capacidade de mudança. A mensagem é clara: você também pode sair do seu casulo e voar.

Ao entrar no parque, as pessoas já são tratadas como super-heróis. Aquilo que denomina-se “deficiência”, no Morgan’s Wonderland chama-se superpoder! Os quatro super-heróis que ilustram o parque possuem diferentes habilidades: o Rocket tem cadeira de rodas; a Jette, par de muletas; o Raio X, óculos escuros; e a Morgan, asas de borboleta.

Todos os funcionários do parque trabalham felizes e exibem orgulhosos seu uniforme lilás com o logo Morgan’s Wonderland.

Todos os funcionários do parque trabalham felizes e exibem orgulhosos seu uniforme lilás com o logo Morgan’s Wonderland.

Talvez isso não toque você como tocou a mim. Pode parecer simples demais. Acredite, porém, no poder avassalador de fazer um deficiente acreditar que a diferença não é deficiência. Se ele quiser, pode se tornar seu superpoder.

Morgan tem hoje 23 anos de idade cronológica e 9 de idade mental. Quando é reconhecida pelas pessoas no parque, não entende porque querem tirar foto ao invés de brincar. Não faz sentido para ela ter que deixar de se divertir para posar com pessoas estranhas. Pense nisso na próxima vez que encontrar alguém famoso.

Como as restrições alimentares são diversas para cada pessoa com necessidade especial, o parque está estruturado para que a família leve seus alimentos e possa desfrutar de um dia maravilhoso com os seus amigos e familiares.

Uma simples inversão de conceito. Um lugar construído para quem tem necessidades especiais e adaptado para quem não tem. Lindo! Encantador! Tocante! Obrigada, minha filha, pelo dia que me pegou pela mão e me levou ao parque. Este será sempre meu presente inesquecível!

Leia também:

Conheça o primeiro parque aquático inclusivo do mundo!

Educação é um direito! Aprenda como exigir um desenvolvimento escolar de qualidade para o seu filho

Casal adota bebê com necessidades especiais após perder o filho