Pais

Precisando de um tempo? Saiba como resgatar a comunicação com seu parceiro

Depois dos filhos as coisas podem ficar complicadas no relacionamento, mas a gente tem umas dicas importantes para te ajudar!

Nathália Martins

Nathália Martins ,Filha de Sueli e Josias

(Foto: iStock)

Se é para ajudar a levar as crianças para a escola ou se precisa de um tempo para ir à academia, você deve dizer ao seu parceiro para que ele te deixe mais feliz e menos estressada.

Aqui está o jeito certo de fazer isso:

Como uma terapeuta de casais, eu ouço muito sobre as frustrações dos pais de primeira viagem – você pode querer dormir no final de semana como costumava antes ou tirar férias que não são viagens para ver seus sogros.

A maternidade é uma demanda atrás da outra e muitas vezes você tem que atrasar as coisas para o seu próprio prazer. No mesmo tempo, se você correr para tentar dar conta de tudo, isso não vai ser muito bom para ninguém. O ressentimento pode aparecer quando você está fazendo muito e recebendo tão pouco.

Mindy e Jack tem um com relacionamento, mas como muitos casais, eles tiveram que enfrentar muitas fases. Eles tem duas filhas e Jack, de 11 anos de idade, que é fruto de seu primeiro casamento e vivia com eles a tempo parcial. Embora tenham tido sorte de ter flexibilidade em seu trabalho, eles também lidaram com estresse financeiro.

Quando a irmã de Mindy, Jana a convidou para viajar para fora do país para celebrar o aniversário dela, a mãe ficou preocupada em contar a Jack. Ela sabia que era uma extravagância e Jack tinha cancelado sua viagem de pesca por causa das demandas do trabalho. Mas era aniversário da própria irmã e ela precisava ir.

Ela achou difícil perguntar de uma forma confiante e positiva porque ela temia uma resposta negativa. No fundo, todos nós queremos ser vistos como pessoas amáveis ​​que estão tentando o nosso melhor. “Do que você está com medo?”, eu perguntei a ela.

“Eu acho que estou com medo dele estar estressado antes mesmo de me ouvir e que vai sugerir que eu deveria negar como ele fez”, ela me disse. “Pelo que você me disse sobre Jack, ele parece se preocupar em ser um parceiro útil”, eu disse.

Esta conversa foi importante para ela perceber que como pedimos o que queremos afeta nossa reação do parceiro. Você pode nem sempre obter a resposta que você quer imediatamente, mas se você segue essas dicas, elas irão te ajudar:

Pergunte “Você tem um minuto para conversar?

Provavelmente você frequentemente faz pedidos quando o seu parceiro já está saindo pela porta. Então você se sente rejeitada ou frustrada porque seu companheiro “nunca ouve”. Perguntar se agora é um bom momento para falar é um gesto simples, mas extremamente poderoso. Sinaliza sua consciência de que o seu parceiro também está com o tempo corrido.

Comece com um elogio

Antes de perguntar o que você quer, lembre-se de algo que seu parceiro já te dá e reconheça. Mindy disse: “Jack, eu realmente aprecio quando você me ouve e me ajuda a resolver os problemas”. Ao começar com algo positivo, você cria um clima emocional mais seguro, o que torna a escuta mais envolvida e a conversa mais produtiva.

Pedir o que você quer levanta o sentimento de vulnerabilidade, então é preciso coragem para expor nossa necessidades mais delicadas – especialmente aos nossos parceiros. Talvez você queira reduzir suas horas de trabalho ou explorar um sexo mais selvagem. Seja qual for o problema, você pode aprender a se expressar de uma maneira direta e com tato ao mesmo tempo.

Agradeça ao seu parceiro por responder

Expressar apreciação ou gratidão é demais. Toda vez que você agradece ao seu parceiro, você reconhece que ele está fazendo a escolha de ser responsivo a você. Agradecê-lo por tentar dar-lhe o que você quer, mesmo que o sucesso seja acertar ou errar.

Pergunte “Posso fazer qualquer coisa por você?”

Depois de ter conseguido discuta o que você está pensando com um gesto de reciprocidade. Às vezes nessas situações se um parceiro pedir algo, o outro rapidamente pede algo em troca. Parece um pouco idiota, mas o amor é uma via de mão dupla. Então após fazer o seu pedido, pergunte com sensibilidade o que ele quer.

Leia também:

Acabou a magia? 11 dicas para reaquecer o seu casamento

Primos podem casar entre si e ter filhos? A genética explica

Vale a pena ficar em um casamento ruim pelos filhos?