Bebês

Primeiro aniversário do bebê: veja o passo a passo para montar a festa ideal

Celebrar a nova fase da vida do seu filho é importante e não pode passar em branco!

Cecilia Malavolta

Cecilia Malavolta ,Filha de Iêda e Afonso

É importante comemorar, sim. independente da maneira, o principal é não deixar o aniversário passar em branco. E, se a sua vontade for fazer uma festa daquelas, vamos te mostrar como tornar esse momento ainda mais especial 

O fato de tornar o aniversário uma comemoração daquelas é um ritual bem antigo – existem registros desses festejos desde a Grécia Antiga! Naquela época, tinha- -se o costume de brindar pela saúde das pessoas e pelos deuses do Olimpo. 

Independente da idade a ser celebrada, o aniversário marca o início de uma nova fase da vida – então, passar em branco, nem pensar! E isso é mais do que motivo obrigatório para comemorar o primeiro ano de vida do seu filho. Afinal de contas, depois de onze meses de muito trabalho e acompanhando o crescimento e desenvolvimento dele, nada mais justo. Esse é o momento que prova que a criança está crescendo e, principalmente, que você fez um ótimo trabalho até aqui. 

Saiba como aproveitar ao máximo o primeiro aniversário do bebê (Foto: Reprodução Parents)

Há quem diga que fazer festa de um ano não compensa, porque o bebê é muito novo, não vai aproveitar e o próprio aniversariante acaba dormindo no carrinho. Mas quem foi que disse que a farra é só das crianças? Os adultos também comemoram (e muito!) a conquista do bebê. 

O fato é que cada família tem seu jeito de celebrar datas especiais e não tem problema nenhum se você quiser fazer uma baita festa ou só um bolinho para o seu filho. O importante mesmo é celebrar! 

Para curtir em casa

Decore a mesa de um jeito simples e bonito (Foto: Reprodução Parents)

Se você faz mais o estilo “faça-você-mesmo”, a data especial é uma ótima oportunidade para colocar a mão na massa. Além de soltar a criatividade e fazer tudo com muito carinho, você ainda pode convidar seu filho para participar da decoração da própria festa de aniversário. quer coisa mais legal do que essa? 

➜ Simples e bonito: dá para deixar a decoração da festa de aniversário linda e divertida sem gastar muito. Aproveite papel crepom, canetas coloridas e alguns brinquedos para dar o toque final.

Potes de papinha podem virar recipientes de doces (Foto: Reprodução Parents)

➜ Reutilize potes de papinha: aproveite potes de vidro usados para a decoração das mesas de doces e convidados. Com fitas adesivas coloridas, enfeite os recipientes e dentro deles coloque o que quiser: de guloseimas a velas e pequenos arranjos de flores 

Deixe tudo (literalmente) com a cara do seu filho (Foto: Reprodução Parents)

➜ A cara dele: aproveite que você já tem ótimas fotos do seu filho e use-as como decoração para mesas, guardanapos, pacotes de lembrancinha e muito mais. Deixe a criatividade rolar! 

Sem desculpas

Separamos alguns temas de decoração que são tão fáceis de fazer que você tem tudo em casa! 

Para fazer em casa: decoração ensolarada (Foto: Reprodução Parents)

Meu raio de sol: para decorar bolos e doces, use corante alimentício amarelo. Na decoração, use tons de amarelo e aproveite o tema para inspirar até as músicas. Here Comes The Sun, dos Beatles, é uma boa opção!  

Aproveite os brinquedos do seu filho para decorar a mesa (Foto: Reprodução Parents)

Zoológico: use brinquedos para decorar mesas e invista em tons de verde, amarelo e marrom para criar o ambiente perfeito. Em bolos e doces, faça desenho de patas de animais para deixar mais com a cara do tema.

Os blocos deixam a mesa arrumada e divertida (Foto: Reprodução Parents)

Abecedário: use os blocos de letras de madeira do seu filho para fazer a decoração. Além disso, você pode colocar a mão na massa e criar letras em papel-cartão para deixar a festa ainda mais bonita. 

Hora da preparação! (Foto: Getty Images)

Festança 

Se você faz parte do time de pais que quer comemorar o primeiro aniversário do filho em grande estilo e sem precisar colocar a mão na massa, o ideal é optar pelos buffets infantis. Mas existem algumas coisas que precisam ser pensadas. 

A primeira e mais importante é a estrutura do espaço a ser alugado, que vai receber os convidados. É essencial que ele seja adaptado tanto às necessidades do bebê, como também acolha bem adultos e crianças de idades e condições diferentes. 

O segundo passo, e bem mais divertido, é escolher a decoração da festa. Para isso, vale conversar com a equipe do buffet e ver quais temas estão disponíveis, além de pensar com carinho sobre qual personagem seu filho gostaria de ver nas fotos no futuro. Se joga na mesa de doces e bolo! 

Aproveite para escolher os sabores preferidos da família e não se esqueça dos pratos salgados também. Pronto: agora é só curtir a festa e deixar tudo registrado em fotos e vídeos. Para te ajudar na missão, confira nossa seleção de buffets para fazer o primeiro aniversário do seu filho.

TRAGALUZ 

Esapço TragaLuz (Foto: Divulgação)

Localizado em uma casa no meio da Vila Olímpia, em São Paulo, o espaço traz a sensação de aconchego de lar em um ambiente clean, moderno e com cara de quintal. É uma ótima opção para quem busca um buffet bonito por si só e que dispensa muitos itens decorativos. Com telhas transparentes, o espaço é todo iluminado pela luz do sol. Além de ser bem arejado e oferecer atividades como arvorismo, escalada, tirolesa e muito mais.

tragaluz.com.br | Rua Santa Justina, 496 – Vila Olímpia | SÃO PAULO (SP)  (11) 2649-5025 

PLANET MUNDI 

Planet Mundi (Foto: Divulgação)

Dividido em três espaços temáticos, o espaço tem capacidade para receber até 900 convidados. O ambiente infantil do salão conta com enorme variedade de brinquedos – desde piscina de bolinhas e brinquedão, até montanha russa e um elevador que despenca – e pode ser decorado da maneira que a família do aniversariante preferir.

planetmundi.com.br | Av. Chibarás, 285 – Moema | SÃO PAULO (SP)  (11) 5053-6700

BUTICABEIRA 

Espaço Buticabeira (Foto: Divulgação)

Inspirado pelo avô e uma jabuticabeira plantada no quintal de casa, o buffet é considerado um dos maiores do segmento infantil a céu aberto em São Paulo. Além do clima intimista, que faz toda a diferença na hora de preparar uma festa de criança, o espaço conta com atividades diferenciadas como circuito de arvorismo, parede de escalada de seis metros de altura e ponte de corda – tudo em meio a várias árvores. 

espacobuticabeira.com.br | Rua Francisco Leitão, 383 – Pinheiros | SÃO PAULO (SP)  (11) 3062-2874

MI CASA 

Como o próprio nome diz, esse salão foi pensado para fazer você se sentir em casa e celebrar – seja qual for a ocasião, aniversário, chá de bebê ou apenas para reunir os amigos e as crianças para um dia divertido. O diferencial do espaço é que brinquedos eletrônicos passam longe! Por lá, o que vale é a interação das crianças e a brincadeira como uma maneira de desenvolvimento psicomotor. 

micasasp. com.br | Rua Joaquim Antunes, 48 – Jardim Paulistano | SÃO PAULO (SP)  (11) 2371-7869

NO GALPÃO

Amplo, colorido e aconchegante. Pensado especialmente para resgatar a importância e simplicidade de ser criança, cada detalhe foi pensado para tornar festas de aniversário únicas e inesquecíveis: o buffet disponibiliza serviço de personalização de decoração, cardápio e até de brincadeiras – tudo para deixar o evento com a cara do aniversariante.

nogalpao.com.br | Rua Fernão Dias, 161 – Pinheiros | SÃO PAULO (SP)  (11) 3097-8848

PINDORAMA 

Esse salão tem como missão transformar a festa de aniversário de uma criança em um momento mágico. O espaço é todo decorado com madeira, o que torna o ambiente bastante aconchegante. Por lá, uma quadra de areia garante vários tipos de brincadeiras e, por cima dela passa um brinquedão, com pula-pula transparente. Assim, as crianças se divertem em qualquer ambiente. 

espacopindorama.com.br | Rua Comendador Miguel Calfat, 540 – Vila Olímpia | SÃO PAULO (SP)  (11) 3045-5190 

FANTASTIC STADIUM 

Fantastic Stadium (Foto: Divulgação)

As festas infantis do Estádio do Morumbi ficam por conta do Fantastic Stadium, um espaço dentro do estádio. Com 1.500 m², o buffet tem estrutura com campo de futebol, brinquedão de madeira e acrílico, com piscina de bolinhas, tobogã, pista de boliche e muito mais. Para as famílias fãs de esporte, existe a possibilidade dos adultos assistirem ao jogo enquanto a festa de aniversário rola.

fantasticstadiumbuffet.com.br | Estádio do Morumbi – Portão 17 | SÃO PAULO (SP)  (11) 2387-3576 

Fique por dentro do conteúdo da Pais&Filhos no YouTube:

Leia também:

Chega de mesmice: 7 maneiras diferentes de comemorar o aniversário do seu filho

Filha de Kylie Jenner faz 1 ano e decoração da festa deixa a internet de boca aberta

Zoe Sato ganhará festa com 500 convidados em aniversário de 1 ano: “Vai ser a festa do ano”