Pais&Filhos no Insta

Saiba todos os benefícios da noz para o desenvolvimento do seu filho

Você sabia que a noz é uma fruta cheia de fibras e vitaminas?

Isabella Zacharias

Isabella Zacharias ,Filha de Aldenisa e Carlos

Você sabia que noz é uma fruta? (Foto: Getty Images)

Elaine Pádua é nutricionista pós-graduada em doenças crônico-degenerativas, especialista em adolescência, mestre pela UNIFESP e autora do livro “O que tem no prato do seu filho? – Um guia prático de nutrição para os pais”.

Tradicionalmente consumida no Natal, a noz é, na realidade, uma fruta. Ela é proveniente da árvore nogueira, que é mais comum na Europa e na Ásia. Além de saborosa, ainda é uma mão na roda quando o assunto é benefício para a saúde. Dá só uma olhada!

No meio da decoração de Natal é fácil encontrar um boneco quebra-nozes – o que, de cara, entrega outra estrela da noite: a noz. E você pode se deparar com ela em diferentes pratos doces e salgados. E isso porque, a fruta (sim, fruta!) tem sabor bem flexível e, em geral, é uma boa fonte de gordura, fibra e proteína. Excelente opção para pequenos lanches intermediários durante as refeições, a noz pode ser consumida naturalmente ou torrada.

Como ela dá sensação de saciedade, é uma boa aliada para manter a dieta e evitar que comamos várias vezes ao dia. E, apesar da sua quantidade de calorias, ela ajuda a controlar a pressão arterial, reduz a taxa de colesterol ruim (o LDL) e ajuda até mesmo no processo de cicatrização.

Além de ter baixa quantidade de carboidratos, sua maioria consiste em fibras ricas em vitamina E e diversos minerais antioxidantes – principalmente o selênio e magnésio. A noz deveria estar mais presente na nossa alimentação e isso porque ela ainda contém grande quantidade de minerais e vitaminas do complexo B, vitaminas A e C, Ômega -3 e 6, zinco, potássio e arginina. Ou seja, ela é um verdadeiro tesouro nutricional.

INFORMAÇÃO NUTRICIONAL EM 100 GRAMAS
Calorias: 620 g
Gordura total: 59,4 g
Proteína: 14 g
Fibras: 7,2 g

CORINGA
Como a noz é prática e versátil, é possível incluí-la em diferentes receitas. Se liga nessas dicas!

Logo cedo
Para o desjejum, combine com cereais, frutas, leite vegetal ou em pequenos pedaços no iogurte.Tacinha divertida de melancia e Nescau Cereal

Tá na mesa!
No almoço ou jantar, uma boa pedida é incluir as nozes picadas na salada ou sobre risotos, massas e molhos.
salada

Aquela pausa
Já para as refeições intermediárias, experimente misturá-las com frutas ou frutas secas.
frutas

Leia também:

5 lanches simples e saudáveis para você ter na bolsa

10 dicas de lanches incríveis para deixar a tarde do seu filho mais nutritiva

Lanche escolar: 4 opções saudáveis para o seu filho