Criança

Sempre alerta: menino morre afogado em fonte no Piauí

O pai estava desatento no momento do acidente

Rhaisa Trombini

Rhaisa Trombini ,Edileyne e Geraldo

O menino tinha 2 anos (Foto: Reprodução/ Cidade em Foco)

Enzo Gabriel, menino de 2 anos, morreu afogado em uma fonte na última segunda-feira, véspera de ano novo (31) em Belém do Piauí. O menino estava brincando na Praça Canaã com o pai, mas na hora do acidente, ninguém conseguiu socorre-lo a tempo.

De acordo com o portal GP1, o sargento Coelho, da polícia militar de Belém do Piauí, disse que é comum as crianças brincarem na praça, mas no dia em questão o local estava vazio.

A praça costuma ser movimentada (Foto: Reprodução/ Cidade em Foco)

Em um momento de distração, o pai não viu Enzo cair na fonte e ninguém estava lá para ajudá-lo. Segundo o sargente explicou ao GP1, “ninguém percebeu a criança se afogando, quando uma mulher ia passando percebeu a criança com as perninhas boiando.”

O pai chegou a levar o menino para a Unidade de Saúde do município, mas ele não resistiu.

No Brasil, o afogamento é a segunda causa de morte entre bebês e crianças de 0 a 14 anos, segundo dados da ONG Criança Segura. Especialistas em segurança alertam que o afogamento pode ser silencioso e as crianças podem morrer em minutos sem que ninguém perceba.

“Muitos pais não percebem que é preciso apenas alguns segundos para que uma criança entre na água e se afogue”, disse Peter Harzheim, da Federação Alemã de Supervisores de Piscinas, em entrevista ao jornal britânico The Independent.

Leia também:

Sempre alerta: bebê de 11 meses morre afogado em balde de água

Menino de 3 anos se afoga na piscina e mãe faz alerta: “Levou só 1 segundo”

Em vídeo, bebê se afoga por mais de 1 minuto enquanto mãe mexe no celular