Pais&Filhos no Insta

Sobrevivente de câncer de mama mostra foto inspiradora de seu último momento amamentando

Mirelys Jimenez descobriu o tumor enquanto amamentava o filho

Rhaisa Trombini

Rhaisa Trombini ,Edileyne e Geraldo

Mirelys descobriu o câncer já no estágio 3 (Foto: Reprodução/ Instagram @mjfightscancer)

Mirelys descobriu o câncer já no estágio 3 (Foto: Reprodução/ Instagram @mjfightscancer)

A fotógrafa Mirelys Jimenez é mãe de 3 crianças e ainda amamentava o mais novo, Alex. Ela pretendia amamenta-lo até os 2 anos, mas quando o menino completou 1 ano e 8 meses, a mãe recebeu uma notícia horrível. Depois de ser negligenciada pelos médicos, a mulher descobriu um câncer de mama enquanto amamentava.

Ela poderia ter descoberto antes, mas a fotógrafa  não poderia fazer uma mamografia por estar produzindo leite. Ninguém recomendou uma ressonância magnética ou ultrassom, alternativa seguras sem uso de radiação. Meses depois ela descobriu que os ductos dos seios estavam entupidos, isso por que ela tinha um tumor de 4,5 centímetros. Quando o diagnostico foi dado, ele já tinha chegado em 10 centímetros. Seu câncer estava no estágio 3.


Visualizar esta foto no Instagram.

Uma publicação compartilhada por MyCancerJourney (@mjfightscancer) em

Mesmo assim, Mirelys continuou amamentando filho, mas o peso colocado sobre sua mama fez com que o nódulo estourasse e a única solução seria remover parcialmente a mama esquerda. Ela continuava amamentando o filho com a mama direita, mas precisou interromper quando começou o tratamento da quimioterapia. Para ela, a parte mais difícil do tratamento foi ter que parar de amamentar. E para Alex também não foi nada fácil. “Eu dormi no quarto de hóspedes e meu marido segurava [Alex] até ele cair no sono. Eu podia ouvi-lo chorar. Ele ia acordar a noite me procurando para dar leite.”

A foto mobilizou muitas mãe pelo mundo (Foto: Reprodução/ Instagram @mjfightscancer)

A foto mobilizou muitas mãe pelo mundo (Foto: Reprodução/ Instagram @mjfightscancer)

A fotógrafa procurou o melhor jeito de capturar essa fase de sua vida em que passou por tantos sofrimentos físicos e psicológicos. Ela tirou fotos chocantes ao lado do filho e divulgou na internet. Mal esperava o retorno que teve. Muitas mulheres mandaram mensagens de apoio se identificando com Mirelys. E para todas que pediram uma dica, Mirelys diz: “viva um dia de cada vez. Aproveitar cada segundo que você possa amamentar seu filho. Fotografe, grave, você vai querer olhar para isso no futuro.”

Leia também:

Mãe vence o câncer de mama e emociona com texto sobre não poder amamentar

Mãe conta detalhes da luta contra o câncer de mama: “Descobri durante a amamentação”

Mãe conta como foi enfrentar um câncer de mama enquanto estava grávida