11 coisas que você precisa perguntar ao seu médico antes de tentar engravidar

Ter um filho ou não? Eis a questão! Para te ajudar a resolver, aqui vão umas dicas de perguntas que precisam ser esclarecidas antes de começar a tentar

Resumo da Notícia

  • Engravidar pode ser uma decisão muito difícil de se tomar
  • Antes de resolver é importante conversar com seu médico
  • Aqui vão 11 coisas que você deveria perguntar ao seu ginecologista antes de tentar engravidar
11 coisas que você deve perguntar ao seu médico antes de engravidar (Foto: Shutterstock)

Decidir ter um bebê não é algo simples ou fácil. E, por mas que você não queira envolver muitas pessoas na sua decisão, talvez seja importante visitar um médico antes de começar a tentar. “Eu recomendo visitar um profissional de saúde alguns meses antes de tentar engravidar – ou vários meses antes se você tiver uma condição médica pré-existente”, diz Mary Jane Minkin, MD, professora clínica no Departamento de Obstetrícia, Ginecologia e Ciências da Reprodução na Faculdade de Medicina da Universidade de Yale.

Nesta visita pré-concepção, seu médico avaliará seu histórico de saúde, olhará para quaisquer preocupações médicas e aconselhará para a formação de uma gravidez saudável. Pense na consulta como uma sessão “pergunte-me qualquer coisa”. Aliás, é importante reunir algumas perguntas antes de visitar o profissional e anotá-las, para, assim, não esquecer de nada durante a consulta.

 

Aqui estão 11 perguntas a serem feitas ao visitar seu médico antes de tentar engravidar – porque antes que você perceba, você pode ter um bebê crescendo no seu ventre!

1 – Quanto tempo vai demorar para eu engravidar?

Obviamente, seu médico não poderá prever exatamente quando você conceberá. Alguns casais engravidam na primeira tentativa, enquanto outros não concebem depois de anos  tentando. Porém, seu médico pode ter algumas previsões gerais com base em sua idade, histórico de saúde e experiência em concepções passadas.

2 – Quando devo parar o anticoncepcional?

Você nem sempre pode engravidar imediatamente após interromper o anticoncepcional. As pílulas hormonais de controle de natalidade, por exemplo, podem alterar seu ciclo por vários meses após a saída delas – e o mesmo com o NuvaRing e Patch. Da mesma forma, se você possui um DIU, convém discutir quando remover o dispositivo em forma de T.

3 – Minhas condições de saúde afetam minha fertilidade?

Segundo o Dr. Minken, algumas condições médicas podem afetar sua capacidade de engravidar. Estes incluem síndrome do ovário policístico (SOP), endometriose, distúrbios da tireoide e até doenças sexualmente transmissíveis. E quando se trata de seu parceiro, problemas com a contagem de esperma, motilidade ou morfologia podem dificultar a concepção. Seu médico é a melhor pessoa para avaliar a situação e oferecer soluções.

4 – Como meus medicamentos afetam minha fertilidade?

Alguns medicamentos, incluindo medicamentos para pressão alta e epilepsia, podem diminuir as chances de engravidar. Além disso, certos medicamentos vendidos sem receita e com receita médica podem prejudicar o bebê após a gravidez (por exemplo, AINEs, esteróides, alguns antidepressivos e antipsicóticos e medicamentos para a tireóide). Revise as preocupações de segurança com seu médico, que pode trocar os medicamentos ou aconselhá-lo a usar certos remédios à base de plantas.

5 – Devo tomar vitaminas ou suplementos?

Mães em potencial devem começar a tomar suplementos de ácido fólico três a seis meses antes de tentar engravidar. Dr. Minken diz que o ácido fólico diminui o risco de defeitos do tubo neural e alguns defeitos congênitos. O seu médico também pode recomendar vitaminas pré-natais, especialmente se você estiver com falta de um determinado nutriente.

6 – Devo mudar minha dieta / rotina de exercícios / outros hábitos de vida?

Você sabia que estar acima do peso ou abaixo do peso pode diminuir sua fertilidade? Um peso unideal também pode levar a complicações na gravidez, como diabetes gestacional, pressão alta, cesariana e aborto. O exercício excessivo, o consumo de álcool e o consumo de cigarros também podem afetar negativamente sua fertilidade e gravidez. Tenha uma conversa aberta com seu médico sobre seus hábitos de vida e pergunte se você precisa fazer alterações antes de tentar engravidar.

7 – Preciso de alguma vacina?

Ficar doente durante a gravidez coloca em risco sua saúde – e a saúde do seu filho ainda não nascido. Proteja seu filho de doenças graves, mantendo-se atualizado sobre as vacinas. Se você ainda não está imune, seu médico administrará as vacinas contra sarampo, caxumba e rubéola (MMR) e varicela antes da concepção, pois esses vírus vivos não são seguros para mulheres grávidas. A vacina contra a gripe sazonal, vacina contra tétano / difteria / coqueluche (Tdap) e a vacina contra hepatite B podem ser tomadas durante a gravidez.

8 – Devo procurar outro médico?

Nem todos os ginecologistas possuem certificações em obstetrícia, que é o campo da gravidez e do parto. Pergunte ao seu médico se ele / ela está qualificado para lidar com a gravidez (você provavelmente não sabe, a menos que o problema não tenha sido levantado durante as consultas anteriores ao ginecologista). Caso contrário, peça recomendações para os obstetras locais.

9 – Preciso de testes genéticos?

Você e seu parceiro podem decidir fazer testes genéticos para verificar se são portadores de alguma doença genética hereditária, incluindo atrofia muscular espinhal, fibrose cística, doença de Tay-Sachs e muito mais. Se os resultados retornarem positivos, seu médico pode ajudar a avaliar os riscos de uma gravidez natural. Uma maneira de impedir a transmissão da doença para a prole seria a fertilização in vitro (FIV) com diagnóstico genético pré-implantação (PGD). Isso permite que os pais testem embriões para essas condições genéticas.

10 – Por que não consigo conceber?

Se você está tentando engravidar há um ano sem resultados (ou seis meses se tiver mais de 35 anos), provavelmente está lidando com infertilidade. O seu médico avaliará você e seu parceiro para determinar a causa da infertilidade e tentará curará com medicamentos ou tratando condições subjacentes.

11 – O que devo fazer depois de obter um teste de gravidez positivo?

Muitos casais não têm ideia do que fazer depois de saber que terão um bebê. Eles devem ir direto ao obstetra ou esperar até que o feto tenha idade suficiente para aparecer no ultrassom? O seu médico pode dar conselhos especializados sobre o assunto.

O que esperar da visita pré-concepção
Além de uma sessão de perguntas e respostas, sua visita pré-concepção provavelmente incluirá alguns testes. Você reconhecerá muitos desses exames no seu exame anual de ginecologista: leitura da pressão arterial, exame de Papanicolau, exame pélvico e mamário. No entanto, seu médico também pode testar problemas que possam interferir na fertilidade, como miomas uterinos, cistos ou SOP – principalmente se você tiver sintomas dessas condições.

Um exame de sangue também pode esclarecer seus níveis de vitamina, saúde da tireóide, status de DST e imunização para certas doenças (como varicela e hepatite B). O seu médico também pode realizar exames de urina ou exames de saúde mental.

Agora, você pode receber notícias da Pais&Filhos direto no seu WhatsApp. Para fazer parte do nosso canal CLIQUE AQUI!