Publicado em 24/10/2014, às 17h03 - Atualizado em 24/06/2015, às 14h03 por Redação Pais&Filhos
Terminar os estudos, esperar a carreira se estabilizar, comprar uma casa, fazer aquele curso no exterior… Hoje em dia, ter filhos é um plano que tem ficado cada vez mais para frente. Normal, afinal, as mulheres ocupam hoje um lugar na sociedade diferente do que ocupavam décadas atrás. A questão é que o corpo nem sempre pode esperar tanto, mas algumas dicas podem ajudar a manter a fertilidade por um tempo maior.
1-Parar de fumar
Pode parecer um assunto batido, mas nunca é demais lembrar. Diversos estudos já mostraram que o tabagismo diminui as chances da mulher engravidar, pois prejudica o desenvolvimento embrionário e endometrial. Além disso, os componentes do cigarro danificam também o movimento das trompas, o que aumenta o risco de gravidez ectópica (fora do útero). Quem faz tratamento de reprodução assistida também deve ficar atenta, já que o tabagismo reduz significativamente os resultados e ainda pode precipitar a idade da menopausa.
2- Reduzir a ingestão de álcool
O consumo de bebidas alcoólicas está relacionado a alterações na produção de hormônios. Além disso, pode levar a anormalidades no desenvolvimento do embrião e do endométrio, reduzindo o potencial fértil da mulher. Alguns estudos sugerem também um aumento no risco de abortamento.
3-Ficar atenta à balança
A obesidade aumenta a incidência de distúrbios como a síndrome dos ovários policísticos. Quem faz fertilização in vitro também precisa ficar de olho na balança, já que a obesidade reduz as taxas de sucesso do tratamento.
4- Fazer o possível para evitar situações de stress
É difícil encontrar pessoas que não tenham que lidar com o stress diariamente. Mas quem quer aumentar as chances de engravidar deve procurar um equilíbrio, já que estudos mostram que mulheres que trabalham por longas jornadas semanais levam mais tempo para a concepção quando comparadas a mulheres que têm jornadas mais curtas. Da mesma forma, quadros de stress psicológico como distúrbios de ansiedade e depressão são diagnosticados em cerca de 30% das mulheres que fazem tratamento de reprodução.
5- Praticar exercícios físicos
Essa é uma dica antiga, mas que ajuda nas recomendações anteriores. Fazer exercícios físicos regularmente leva à perda de peso e à redução do stress, ou seja, pode ajudar muito as mulheres que estão tentando engravidar.
Consultoria: Dr. Alexander Kopelman, ginecologista da Clínica Gera
Família
“Meu pai tinha vergonha, mas eu amo ser brasileiro”, disse filho de viúva do Elvis Presley
Criança
Giovanna Ewbank coloca filho de castigo após ele fazer uma compra online inusitada : “Tá nervoso”
Família
Wanessa Camargo surpreende filho com presente gigante instalado na mansão da família
Bebês
Fernanda Vasconcellos posta foto linda amamentando o filho e olho do bebê chama a atenção
Família
Fernanda Lima faz revelação: “Depois de 17 anos juntos, resolvemos abrir a relação.”
Família
Filha de Ana Maria Braga tem vida simples no interior de São Paulo longe da fama: veja foto inédita
Família
Barbara Evans mostra encontro da filha com gêmeos recém-nascidos: "Coração completo"
Bebês
Mãe batiza gêmeos com nomes peculiares inspirados em programa de TV infantil