Engravidar

6 motivos possíveis para você não conseguir engravidar

Você sabia que há apenas um período de 48 horas ideal para conceber durante o período fértil?

Nathália Martins

Nathália Martins ,Filha de Sueli e Josias

Há realmente apenas um período de 48 horas ideal para engravidar, de acordo com Anate Brauer, endocrinologista da reprodução nos Centros de Fertilidade e FIV de Greenwich e professora assistente de Obstetrícia e Ginecologia da Faculdade de Medicina da NYU (Foto: Getty Images)

A maioria das mulheres passa a maior parte dos períodos férteis tentando ativamente não engravidar, por isso é sempre uma surpresa desagradável saber que não é tão fácil de conceber. A realidade é que há uma janela relativamente curta durante o ciclo de uma mulher que ela pode engravidar, esteja ela tomando algum método contraceptivo ou tentando ativamente.

De fato, há realmente apenas um período de 48 horas ideal para engravidar, de acordo com Anate Brauer, endocrinologista da reprodução nos Centros de Fertilidade e FIV de Greenwich e professora assistente de Obstetrícia e Ginecologia da Faculdade de Medicina da NYU. É claro que uma mulher é diferente da outra, assim como seus ciclos mensais, por isso nunca é uma aposta certa dizer que existe uma semana ou dia em que você absolutamente não pode engravidar. No entanto, se você está se perguntando quais são os motivos de você não conseguir engravidar, aqui estão alguns cenários apontados por especialistas:

Você está usando algum método contraceptivo 

Se você estiver usando um método contraceptivo, seja pílula, adesivo, anel, implante, DIU ou injeção, e estiver seguindo todas as instruções, suas chances de engravidar são inferiores a 1%. “A contracepção hormonal funciona impedindo o recrutamento de um óvulo maduro”, explica o Dr. Brauer. 

Você está menstruada

Embora não seja totalmente impossível engravidar enquanto estiver menstruada, suas chances são muito pequenas. Se você considerar o que realmente está acontecendo dentro do seu corpo durante o período menstrual, poderá entendê-lo um pouco melhor: o óvulo que estava crescendo dentro dos seus ovários e esperando ser fertilizado não foi. Ou seja, o ovo que era viável para fertilização agora foi liberado junto com a menstruação. A exceção, no entanto, é se você tiver ciclos particularmente curtos. “O espermatozóide pode viver no útero por até cinco dias, portanto, se você tiver relações sexuais até o final do período menstrual, o esperma ainda pode ficar tempo suficiente para fertilizar um óvulo que é liberado dias após o término do período”, explica o Dr. Brauer .

Você e seu parceiro usam o método de “retirar” antes da ejaculação 

Esse método antigo de prevenir a gravidez está muito longe de ser um mito. Não, não é infalível e certamente pode resultar em gravidez, mas diminui significativamente suas chances de engravidar. O problema, no entanto, é que o líquido pré-ejaculatório pode muito bem conter espermatozóides ativos e viáveis. Além disso, Mark Trolice, especialista em endocrinologia reprodutiva e infertilidade no My Fertility CARE: O Centro de FIV em Winter Park, Flórida, explica que a maioria dos homens não sabe quando liberam esse líquido. “Como é difícil prever quando ocorre a pré-ejaculação, o método de retirada geralmente é cheio de perigos e certamente não é o método mais confiável por aí”, diz ele.

Sua chance de engravidar com o uso de preservativo é de cerca de 15% (Foto: Getty Images)

Você usa camisinha

Sua chance de engravidar com o uso de preservativo é de cerca de 15%, e isso é responsável por erros humanos. Com o uso perfeito do preservativo todas as vezes, essas chances diminuem para 2%, de acordo com a Planned Parenthood. 

Você está amamentando

Se você ainda não menstruou após o parto, especialmente se estiver amamentando, é pouco provável que possa engravidar. “Durante a amamentação, o hormônio estrogênio, que é responsável por menstruar todos os meses, é suprimido”, explica Sherry Ross, especialista em saúde da mulher em Santa Mônica e autora de She-ology. “Além disso, o hormônio que estimula a produção de leite materno, a prolactina, também impede a ovulação, porque inibe o hormônio FSH, que aciona os ovários para o crescimento e liberação de óvulos”. Conclusão: sem a mentruação você não ovulará regularmente, portanto é menos provável que você possa engravidar.

Você tem mais de 44 anos

As chances das mulheres engravidar diminuem com o tempo. Enquanto nascemos com cerca de 1 a 2 milhões de óvulos, restam apenas 300 mil quando chegamos na primeira menstruação e apenas 25 mil quando chegamos aos 30 anos. Isso significa que as chances de uma mulher engravidar aos 40 e poucos anos são muito pequenas, embora não seja impossível. Segundo o Dr. Ross, mulheres com mais de 44 anos têm menos de 5% de chance de engravidar todos os meses. “À medida que nos aproximamos dos 40, o relógio do relógio biológico se torna mais alto e, aos 44, pode ser ensurdecedor”, diz ela. “A fertilidade diminui em até 95% em mulheres entre 40 e 45 anos de idade”.

Leia também:

10 erros mais comuns na hora de tentar engravidar (para você passar longe)

Tentando engravidar? Dicas para te ajudar a enfrentar o processo

Você sabia? Quem tem diabetes pode ter dificuldade de engravidar