Estudo aponta lesões na placenta de grávidas com coronavírus e preocupa especialistas

Apesar da alteração no fluxo sanguíneo, os dados indicam que a doença não é transmitida da mãe para o bebê. Entenda o que isso representa

Resumo da Notícia

  • Uma pesquisa divulgada nesta sexta-feira (22), mostrou alterações no fluxo sanguíneo de grávidas com coronavírus
  • De acordo com os especialistas, isso reforça a necessidade de acompanhamento clínico das grávidas
  • Até o momento, não há indícios de transmissão vertical, da mãe para o bebê
Os dados mostraram alteração no fluxo sanguíneo da mãe (Foto: Getty Images)

Um estudo divulgado pela revista American Journal of Clinical Pathology nesta sexta-feira (22), apontou lesões na placenta de 16 grávidas que foram infectadas pelo novo coronavírus. Essa condição não causou riscos para o feto, mas chamou atenção pelas mudanças funcionais.

-Publicidade-

A placenta é um órgão que se forma na gravidez, responsável por nutrir o bebê durante toda a gestação. Através dela, o bebê consegue absorver oxigênio e outras substâncias presentes na corrente sanguínea da mãe.

A alteração aconteceu no fluxo sanguíneo entre a mãe e o feto. De acordo com os especialistas envolvidos, isso reforça a importância de que as grávidas tenham um acompanhamento clínico durante a pandemia, pois essa pode ser uma nova complicação.

-Publicidade-

“A maioria dos bebês nasceram sem nenhuma complicação, após gestações normais”, destacou o professor da Northwestern University e um dos autores do estudo Jeffrey Goldstein em nota ao G1. Os dados não mostraram efeitos negativos nos nascimentos.

Novas pesquisas precisam ser feitas para confirmar a informação, uma vez que essa tem as suas limitações. “Não quero desenhar um cenário assustador, mas essas descobertas me preocupam”, afirmou Emily Miller, professora de obstetrícia e co-autora do estudo em comunicado, uma vez que afeta a saúde da mãe.

De acordo com os estudos realizados até agora, a covid-19 não é transmitida verticalmente, ou seja, da grávida para o bebê.

Agora, você pode receber notícias da Pais&Filhos direto no seu WhatsApp. Para fazer parte do nosso canal CLIQUE AQUI!