;
Engravidar

Fertilidade: 11 dicas para tentar em casa antes de procurar um médico

85% dos casais engravidam após um ano de tentativas

Isabella Zacharias

Isabella Zacharias ,Filha de Aldenisa e Carlos

85% dos casais engravidam após um ano de tentativas (Foto: Getty Images)

Um casal leva cerca de 4 a 6 meses para conseguir engravidar e, aproximadamente 85% engravida após um ano de tentativas.

“Para pessoas que tenham doenças sérias, cirurgia abdominal ou pélvica, ovário policístico ou endometriose, procurar imediatamente a ajuda de um especialista em fertilidade pode ser a melhor alternativa”, diz Serena Chen, diretora de medicina reprodutiva no Instituto de Medicina Reprodutiva e Ciência em Nova Jersey, em entrevista à Parents.

Mas, caso você queira aumentar suas chances de engravidar mais rápido, antes de marcar uma consulta com um especialista em fertilidade, considere esses truques que você pode tentar em casa.

1) Lubrificante
Ao escolher um lubrificante, leia o rótulo e procure por um que diga que é compatível com o esperma.

“Muitos lubrificantes contém espermicida, que pode matar o esperma”, diz Jerald Goldstein, fundador e diretor da Fertility Specialists, de Dallas, Texas. “Acredite ou não, óleo vegetal é um lubrificante seguro e eficaz, que não tem efeito sobre o esperma”, ele acrescenta.

2) Suplemento com Myo-inositol
Para quem não está ovulando regularmente, alguns estudos descobriram que o uso de mio-inositol pode ajudar a regular seus ciclos e engravidar mais rapidamente. “Myo-inositol melhora a sensibilidade à insulina e pode ser benéfico para os pacientes, especialmente aqueles com infertilidade ovulatória”, explica Serena Chen.

Adicione alimentos ricos em mio-inositol em sua dieta, como feijão.

Sabia que alguns alimentos podem te ajudar na fertilidade? (Foto: Getty Images)

3) Vitamina B6 e Zinco
Vitaminas e minerais desempenham um papel importante na saúde e na fertilidade. “A vitamina B6 ajuda a regular a fase de ovulação do seu ciclo”, explica Sarah Thompson, nutricionista e doula. A dose diária recomendada é de 100mg.

Sarah também aconselha que as mulheres obtenham zinco suficiente (pelo menos 8mg por dia), através de dieta ou de suplementos. “Eu considero o zinco um dos minerais mais importantes para a concepção e gravidez”, ela diz.

4) Acupuntura
Se você está tentando engravidar, Sarah Thompson aconselha a experimentar acupuntura de 3 a 6 meses para ajudar a aumentar o “fluxo sanguíneo para o útero e os ovários, estimulando os sistemas nervosos parassimpático e simpático”.
Segundo Sarah, através da acupuntura, você pode ajudar a regular os hormônios, o que pode ser um dos fatores que dificultam a gravidez.

Acupuntura pode ajudar a regular seus hormônios (Foto: Getty Images)

5) Sexo algumas vezes por semana
“O timing preciso da relação sexual, na verdade, não melhora as taxas de sucesso”, diz Chen. “Tentar estabelecer relações sexuais com tempo tem um impacto muito negativo, criando estresse”.

6) Beba mais água
Beber água é vital para a fertilidade, porque ajuda a liberar as toxinas do corpo e ajuda na produção de muco cervical favorável ao esperma. A desidratação também pode te deixar com pouca energia e é difícil “entrar no clima” quando você está cansada.

Beber água é vital para a fertilidade (Foto: Getty Images)

7) Familiarize-se com o TCB e KPO
A TCB é a Temperatura Corporal Basal e pode fornecer uma visão interna do que seu corpo está fazendo, determinando quando você está ovulando e quais são seus dias mais férteis. Goldstein acrescenta que usar o KPO, Kit de Previsão de Ovulação, também pode ser benéfico.

O kit vai te dizer quando você está com um aumento hormonal positivo, indicando quando você pode estar pronta para ovular.

8) Examine sua dieta
O que você come pode ter uma influência significativa no seu corpo, quando se trata de fertilidade.
“Dieta crônica, baixo peso corporal/gordura, resistência à insulina, período irregulares são condições comuns que podem diminuir a fertilidade”, diz Bonnie Modungo, nutricionista de Santa Monica, Califórnia.

Manter uma boa alimentação e o emocional equilibrado ajudam na fertilidade (Foto: Shutterstock)

9) Durma de 7 a 8 horas
Dormir o suficiente é importante quando você está tentando engravidar. “Ser saudável faz uma enorme diferença, não apenas para a saúde geral, mas também para a saúde reprodutiva e suas chances de engravidar e ter uma gravidez saudável”, explica Chen.

10) Acertar o IMC
Chegar a um peso ideal e fazer exercícios é bom para a saúde, mas também é crucial para a fertilidade. “Estar acima ou abaixo do peso pode afetar a fertilidade”, diz Goldstein. Um IMC inferior a 18,5 ou superior a 25 pode afetar a fertilidade.

11) Mucolítico
Os mucolíticos, encontrados no remédio para tosse, diluem o muco cervical, tornando-o menos pegajoso e, portanto, mais fácil para os espermatozoides nadarem até o óvulo.

Leia também:

10 dúvidas mais frequentes sobre a infertilidade no homem

Calma, vai dar certo! Esclarecemos 6 mitos sobre a infertilidade

Melatonina: boas horas de sono melhoram a fertilidade