Engravidar

Número de partos em mulheres com mais de 40 anos dobra na última década: entenda o porquê

Em 2008 eram 15.396 e em 2018 foram 23.384.

Nathalia Lopes

Nathalia Lopes ,Filha de Márcia e Toninho

Entenda porquê é ok engravidar depois dos 40

Cada vez mais as mulheres estão adiando a maternidade, isso porque as mulheres estão mais preocupadas com a carreira e em achar a pessoa certa, ou simplesmente querem ter uma produção interdependente e se sentirem mais seguras para isso.

E isso foi confirmado pela Secretaria da Saúde de São Paulo. Eles divulgaram os dados dos últimos números sobre partos. Com isso, podemos descobrir que a quantidade de parto em mulheres acima dos 40 anos aumentou 52% entre 2008 e 2018. Os números pularam de 15.396 para 23.384.

Exitem mil e umas maneiras de atrasar o a gravidez, muitas mulheres procuram auxílio de tratamentos de congelamentos de óvulos e reprodução humana. E a gente te explica que não há nada de mais em adiar a maternidade, por um certo tempo e se programar melhor por isso.

A atriz Solange Couto engravidou naturalmente aos 54 anos de seu terceiro filho. Kelly Preston, mulher de John Travolta, também deu à luz tardiamente: Benjamin nasceu quando a mãe tinha 47 anos.

Independentemente das suas razões para querer um bebê depois de atingir os 40, é realista tentar? Em resumo, a resposta é um grande SIM. Embora alguns riscos médicos aumentem tanto para a mãe quanto para o bebê, muitas mulheres com 40 anos ou mais estão tendo gestações e bebês saudáveis.

“Os tratamentos disponíveis, a medicina não consegue aumentar a fertilidade da mulher, mas consegue diminuir os riscos de uma gravidez em idade avançada”, explica a ginecologista e especialista em reprodução humana Cláudia Navarro.

Viu! Não precisa se preocupar. Se você evitar o cigarro, bebidas alcoólicas, estresse e obesidade a suas chances são ainda maiores.

Leia também: 

Entenda o congelamento de óvulos 

Mãe de 40 anos tem 44 filhos biológicos e talvez seja a mulher mais fértil do mundo 

20 motivos para ser mãe aos 40