Publicado em 16/07/2015, às 12h07 - Atualizado às 12h08 por Redação Pais&Filhos
Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) mostram que cerca de 2% dos casais no Brasil são inférteis. Esse cenário faz com que a busca por tratamentos para engravidar seja constante. Uma das formas utilizadas são os medicamentos que podem acelerar o processo, porém, nem sempre são indicados exatamente para este fim.
A revista científica da American Society for Reproductive Medicine (ASRM) publicou recentemente estudos que alertam para o perigo do tratamento de infertilidade para homens e mulheres com medicação indicada para outros fins, conhecidas como off label. Parte da comunidade médica adota medicamentos originalmente desenvolvidos para outros fins.
Saiba quais são as chances reais de engravidar em cada idade
15 palavras que todo casal que está tentando engravidar deveria saber
5 dicas para aumentar a fertilidade
Para prestar atenção
Inibidores de aromatase, por exemplo, que são indicados para o tratamento de infertilidade masculina quando os motivos da infertilidade são desconhecidos, na verdade, foram desenvolvidos para o tratamento de câncer de mama e infertilidade feminina e podem ocasionar perda de libido, erupção cutânea, fadiga e sonolência. Outro exemplo é a droga dexametasona, que foi feita para tratamento de alergias, doenças dermatológicas e insuficiência renal, tem como função off label estimular a ovulação em pessoas com síndrome do ovário policístico antes da transferência do embrião em terapias de reprodução assistida. Este medicamento pode gerar acnes, ganho de peso, hipertensão, vômitos e confusão mental. É contraindicado para quem possui hipersensibilidade à fórmula.
De acordo com Flávio Garcia de Oliveira, especialista em reprodução humana da Clínica de Fertilidade FGO, um dos motivos para que essas drogas sejam receitadas desta forma é o fato de gestante e embriões não poderem ser submetidos a testes da mesma maneira que outras populações, por serem mais vulneráveis.
“Por isso, é necessário para quem deseja engravidar com esse tipo de medicamento busque tratamentos com 100% de eficácia e segurança”, alerta o especialista. Para adotar um tratamento seguro, vale a pena verificar quais os efeitos colaterais e as contraindicações desses medicamentos off label. Além disso, converse com seu médico a respeito!
Família
Junior diz que marca hora para ter relações sexuais e explica o motivo
Ele cresceu! 🥰
Filho de Giovanna Antonelli e Murilo Benício se torna modelo e prova que a beleza é de família
A família vai aumentar 😍
Vem bebê por aí! Eliezer fala sobre a data de chegada de 2° filho com Viih Tube
Família
Fernanda Lima faz revelação: “Depois de 17 anos juntos, resolvemos abrir a relação.”
Família
Cachorro chama a atenção por se parecer com um humano
Gravidez
Carol Celico faz anúncio emocionante de nova gravidez: "Agora somos cinco corações"
Bebês
Fernanda Vasconcellos posta foto linda amamentando o filho e olho do bebê chama a atenção
Família
Filha de Faustão estreia como cantora na Globo e surpreende com talento: "Chocado"