Bebês

Aliviando o calor do bebê

Imagem Aliviando o calor do bebê

Publicado em 10/03/2014, às 14h57 - Atualizado em 31/12/2020, às 05h37 por Redação Pais&Filhos


Ele é tão pequeno que ainda não sabe dizer quando está sentindo calor. Os sinais também são difíceis de perceber, principalmente se for um recém-nascido. Nos dias mais quentes, nós, adultos, nos sentimos desconfortáveis e irritados. As crianças também, mesmo que se manifestem de maneira diferente.

Segundo a pediatra Débora Passos, mãe de Rodrigo, Isabela e Gustavo, para aliviar o calor dos bebês, o principal é o uso de roupas adequadas. “O recém-nascido tem os pés e mãos mais frios, o que é normal. Os pais acabam agasalhando e achando que estarão mais protegidos, mas o correto é usar roupas mais leves ou apenas o body”, explica. A partir dos três meses, fica mais fácil perceber os sinais, como pelo suor da pele. Enquanto isso não acontece, também é aconselhável dar mais de um banho por dia.

Ar-condicionado x Ventilador

Se a temperatura for adequada, não tem problema usar ar-condicionado no ambiente onde está o bebê. Segundo a pediatra, o ideal seria uma estabilidade de 25º C, que o manteria fresquinho. “Até em UTI neonatal, usamos ar-condicionado. O importante é que o ambiente seja umidificado, mesmo que por uma bacia de água”, orienta.

Se você está pensando em colocar o ar-condicionado no quarto do seu filho, lembre-se de que o filtro deve estar sempre em condições adequadas. Além da manutenção do aparelho, é importante que a criança não saia do ambiente frio para o quente de uma hora para outra, para que não ocorra um choque térmico, que pode causar doenças respiratórias. “Isso pode causar uma alteração na mucosa respiratória, o que expõe o bebê à infecções bacterianas ou alergias, como rinite ou bronquite”, diz. Se tiver de sair do ambiente frio, aumente aos poucos a temperatura ou espere um pouco para sair do local.

Apesar de ser menos eficaz na hora de aliviar o calor, o ventilador também pode ser usado, desde que não seja direto em cima do bebê. “Ele não altera a temperatura do local e vai causar mais conforto”, esclarece a especialista. Além disso, é mais fácil de ser mantido, pois a sua limpeza é simples e não há risco de ocasionar um choque térmico.

Não se engane achando que o seu recém-nascido não sente calor. Ele sente – e muito. A temperatura normal do corpo deve ser de 36 a 36.5 ºC. Converse com o pediatra e procure a melhor solução para refrescar o ambiente, sempre ficando atenta ao caso de ocorrer febre. ”Algumas vezes, a febre pode se dar pelo excesso de roupa, o que seria um caso de hipertermia”, esclarece a pediatra.


Palavras-chave
Saúde

Leia também

Imagem Nomes femininos raros: veja opções chiques e únicas para meninas

Bebês

Nomes femininos raros: veja opções chiques e únicas para meninas

Pai de Davi - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Pai de Davi não concorda com posição do filho e decide ir morar com Mani

Imagem Pai de Henry Borel comemora nascimento de filha três anos após tragédia

Família

Pai de Henry Borel comemora nascimento de filha três anos após tragédia

Se você procura um nome de menina, aqui estão 180 ideias diferentes - Pexels/Moose Photos

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

Virginia Fonseca - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Virginia Fonseca toma atitude após Maria Alice empurrar Maria Flor: “Dói mais na gente”

Copo Stanley - Divulgação

Super desconto

App Day Amazon: os famosos copos térmicos da Stanley com até 55% de desconto

De A a Z: confira os nomes femininos americanos para te inspirar - Getty Images

Bebês

Nomes americanos femininos: mais de 1000 opções diferentes para você se inspirar

Isabella Fiorentino explica o motivo de não mostrar o rosto do filhos - Reprodução/ Instagram

Família

Isabella Fiorentino explica o motivo de não mostrar o rosto dos filhos em fotos nas redes sociais