Recém-Nascido

Fotos chocantes de bebê com cabeça em formato de “cone”

Você já ouviu falar sobre isso?

Helena Fonseca

Helena Fonseca ,filha de Bethania e Paulo

(Foto: Kayla Reeder)

(Foto: Kayla Reeder)

Fotografias de nascimentos são sempre imagens emocionantes, afinal de contas elas são o registro do momento mais esperado por uma família em tantos meses. Um ensaio feito recentemente pela fotógrafa Kayla Reeder viralizou na internet, não apenas pela emoção, mas porque o bebê nasceu com uma característica: cabeça em formato de “cone”.

Essa condição é resultado de uma compressão da cabeça do bebê no momento do parto normal. Os ossos do crânio de um recém-nascido são macios e flexíveis, com lacunas entre as placas do osso, as chamadas moleiras. Isso acontece para que o cérebro tenha espaço possa se expandir adequadamente no primeiro ano de vida.

A fisioterapeuta Carolina Matarazzo, mãe de Eduarda, explica que é preciso estar atento ao formato da cabeça do bebê: “Variações da forma típica, ou seja, com a parte de trás arredondada e as laterais simétricas, geralmente retornam ao normal em um curto período de tempo. Se isso não ocorrer em aproximadamente 6 semanas, é essencial o acompanhamento do pediatra para verificar se há a possibilidade de uma malformação craniana”.

Carolina exemplifica, também, que um pediatra é capaz de identificar a persistência de um formato alterado e poderá sugerir estratégias de reposicionamento. “Ele pode, por exemplo, encaminhar a criança para um neurocirurgião ou então para um trabalho mais específico com um fisioterapeuta.”

Ou seja, fique atenta ao formato da cabeça do seu bebê, mas sem desespero!

Confira as imagens que estão circulando na internet:

(Foto: Kayla Reeder)

(Foto: Kayla Reeder)

 

(Foto: Kayla Reeder)

(Foto: Kayla Reeder)

 

(Foto: Kayla Reeder)

(Foto: Kayla Reeder)

 

(Foto: Kayla Reeder)

(Foto: Kayla Reeder)