Publicado em 16/10/2015, às 11h22 - Atualizado em 08/02/2021, às 07h31 por Redação Pais&Filhos
Durante todo o mês de outubro, a Sociedade Brasileira de Imunização (SBIM) apresenta o novo calendário de vacinação para bebês prematuros, aqueles nascidos com menos de 37 semanas de gestação e menos de 2,5 quilos. Isso porque quanto menor o período gestacional e menor o peso do bebê, maiores são os riscos.
De acordo com dados do Sistema de Informações de Nascidos Vivos, apresentado pelo SUS e pelo Ministério da Saúde, nascem 931 prematuros por dia, ou 40 por hora, apenas no Brasil. De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde, o país está entre as 10 nações com maior nascimento de bebês prematuros, em relação a todos os partos realizados.
“No Brasil, ainda temos uma grande disparidade em relação aos prematuros. Enquanto em algumas poucas regiões se observa um alto índice de sobrevivência de prematuros nascidos com poucos meses de gestação, em outras a mortalidade é grande, por falta de cuidados adequados. Nosso objetivo com este calendário é sugerir um padrão de cuidado para todas as localidades do país”, afirma o especialista e vice presidente da SBIM, Renato Kfouri.
Uma das principais causas de hospitalizações e mortalidade entre bebês prematuros é a infecção causada pelo Vírus Sincicial Respiratório (VSR), um vírus sazonal, cuja estação de circulação varia de região para região no Brasil. “Como o VSR pode ocorrer em diferentes épocas nas várias regiões brasileiras, o calendário para prematuros prevê períodos de imunização distintos: na região Norte, os prematuros devem ser imunizados de janeiro a junho; no Sul, de março a agosto; e nas outras regiões, entre fevereiro e julho”, recomenda Kfouri.
Para mais informações sobre o calendário e sobre as recomendações para prematuros, acesse www.sbim.org.br.
Família
Bruna Biancardi mostra a filha, Mavie, e detalhe na bebê gera repercussão: "Incomoda muito"
Família
Junior diz que marca hora para ter relações sexuais e explica o motivo
Família
Fernanda Lima faz revelação: “Depois de 17 anos juntos, resolvemos abrir a relação.”
Família
Astrid Fontenelle diz que adoção levou ao divórcio: "Não via brilho nos olhos"
Herança
Apresentadora da Globo se recusa a deixar herança ao filho: "Para eu aproveitar"
Família
Ticiane Pinheiro fala sobre gravidez e chegada de segundo filho com César Tralli
Família
Neymar Jr. celebra 2 meses da filha com vídeo mostrando momento de carinho
Criança
Menino de 2 anos se apaixona por animal peculiar e vídeo faz sucesso nas redes sociais