Recém-Nascido

O que você precisa saber antes de fazer um ensaio newborn

Dicas como evitar comer alimentos gordurosos na véspera das fotos podem evitar problemas na sessão fotográfica

Jéssica Anjos

Jéssica Anjos ,filha de Adriana e Marcelo

(Foto: iStock)

O ideal é fazer o ensaio até 15° dia de vida da criança (Foto: iStock)

Ensaio newborn virou moda entre os pais brasileiros. É uma maneira de registrar os primeiros dias do bebê com a família. Mas o que você precisa saber para ter um serviço de qualidade e que ofereça toda a segurança ao seu filho? A fotógrafa, especialista nesse tipo de ensaio, Nina Stanislau do Estúdio Clicks da Nina, Belo Horizonte, Minas Gerais, respondeu as principais dúvidas sobre o assunto.

1. Quando deve ser feita a sessão de fotos?

O indicado é com até 15 dias, mas sempre prefiro com oito dias. Nessa fase, a mãe já se adaptou à rotina do bebê, que está mamando melhor e dorminhoco, as cólicas ainda não começaram”, exemplifica. Bebês maiores também podem fazer o ensaio sem problemas, mas após a primeira quinzena, pode ser que ele não durma mais como antes, dificultando algumas posições.

2. E se o bebê for prematuro?

Nesse caso, é preciso aguardar o ok do pediatra. “Prefiro que eles atinjam pelo menos 3kg para fazer o ensaio”, ensina Nina, que conta que o comportamento da criança acaba sendo um pouquinho diferente, mas também dá certo.

(Foto: reprodução @clicksdanina)

Evite comer gorduras na véspera do ensaio para o seu filho não ter cólica durante a sessão (Foto: reprodução @clicksdanina)

3. E se o bebê tiver cólica durante o ensaio?

A fotógrafa conta que recomenda que as mamães evitem tomar leite, café ou consumir alimentos gordurosos na véspera do ensaio para evitar cólica durante a sessão.

4. Pode clicar pós-vacina?

O ideal é esperar dois dias após vacinas e furos na orelha porque os bebês ficam irritados.

5. Quanto tempo dura uma sessão?

“O ensaio dura entre duas e três horas. Tudo é feito respeitando o tempo e as necessidades da criança”, explica Nina. Por isso, os profissionais devem fazer paradas para mamadas ou trocas de fralda.

6. Não quero que meu bebê use chupeta. Precisamos dar uma para ele nas fotos?

Não é obrigatório, mas ajuda: “os bebês têm uma necessidade fisiológica de sugar. Muitas vezes não é fome, é somente o reflexo de sucção e a chupeta ajuda a distraí-lo um pouco”, conta a fotógrafa.

7. Meu pet pode fotografar com meu filho?

Claro! Mas o ideal é que sejam de pequeno porte. Para os médios e grandes, você pode fazer em casa e com o bebê um pouco maior.

(Foto: reprodução @clicksdanina)

Nem sempre a foto que você viu na internet vai ficar legal (Foto: reprodução @clicksdanina)

8. Vi uma foto na internet e quero fazê-la. Vai ficar igual?

“Nem sempre, mas cabe ao profissional tentar entender o que você gostou e reproduzir com a própria linguagem”, conta Nina. E já que cada família é única, o tratamento também deve ser individualizado: durante a sessão fotográfica. O ideal é que apenas uma família seja atendida e a temperatura ambiente seja regulada para trazer conforto ao bebê.

Leia também:

Conheça 17 dicas de cuidados com recém-nascido

Vamos bater sempre nesta tecla: beijar o recém-nascido, não!

6 coisas que você precisa saber sobre recém nascidos