Bebês

Quase um terço dos bebês brasileiros não realiza o teste do pezinho

teste do pezinho

Publicado em 25/08/2015, às 15h30 por Adriana Cury, Diretora Geral | Mãe de Alice


teste do pezinho

O teste do pezinho é obrigatório em todo o Brasil desde 2001 e deve ser feito na primeira semana de vida do bebê. O Programa Nacional de Triagem tem como objetivo aumentar o número de doenças detectadas pelo teste e garantir que 100% das crianças brasileiras fizessem o exame. Mas a última Pesquisa Nacional de Saúde do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) revelou que esta ainda não é a realidade de 29,2% das crianças até dois anos de idade, ou seja, quase um terço dos recém-nascidos não realiza o teste nos primeiros sete dias.

Além disso, na área rural do Brasil a situação é ainda mais preocupante. Segundo a pesquisa, pouco mais da metade (58,4%) dos bebês realizam o exame na primeira semana de vida.  O exame é importante para detectar precocemente doenças metabólicas, genéticas ou infecciosas. As doenças diagnosticadas, se não forem tratadas precocemente, podem levar à deficiência intelectual ou causar prejuízos à qualidade de vida da criança.

O patologista clínico Helio Magarinos Torres Filho explica que um dos diagnósticos mais recentes do teste é o da hiperplasia adrenal congênita. Esta é uma doença genética em que as duas glândulas suprarrenais não funcionam corretamente, prejudicando a produção de hormônios que são essenciais para as funções do corpo, como o cortisol e a aldosterona. Nos recém-nascidos, a falta da produção destes hormônios pode causar perda de peso após a primeira semana de vida, seguida de vômitos e desidratação. Se evoluir, pode até levar ao óbito.

A pesquisa ainda indicou que 44% das crianças não fizeram o teste da orelhinha no primeiro mês (para detectar possíveis problemas auditivos) e 48,9% não passaram pelo teste do olhinho nos primeiros trinta dias (que indica se o bebê tem catarata, glaucoma, malformação no globo ocular, tumores e retinopatia, principal causa de cegueira infantil).

Sobre o teste do pezinho

É apenas uma picadinha no pé, mais ou menos na altura do calcanhar. O sangue é colocado em um papel-filtro, encaminhado para o laboratório quando as gotinhas estão secas em temperatura ambiente. O ideal é que o exame seja feito após de 48 horas do nascimento do bebê e no máximo 72 horas depois. Ele pode ser realizado na própria maternidade, nas Unidades Básicas de Saúde ou em clínicas particulares. Com apenas uma picadinha no pé do bebê, é possível diagnosticar de 6 a 48 doenças dependendo do tipo de teste.

O Teste do Pezinho Básico é obrigatório e gratuito em todo o país, composto por seis diagnósticos: fenilcetonúria, hipotireoidismo congênito, fibrose cística, anemia falciforme e demais hemoglobinopatias. A versão Mais detecta mais seis doenças, além das mencionadas no Básico, e o teste Super é um dos mais completos Testes de Triagem Neonatal existentes no mundo e pode diagnosticar 48 patologias.


Palavras-chave
Exames e vacinas

Leia também

Wanessa vive na mansão da mãe - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Wanessa Camargo mora em mansão luxuosa da mãe após separação e 'problemas financeiros'

Nasceu! Leticia Cazarré dá à luz sexto filho com Juliano Cazarré - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Nasceu! Leticia Cazarré dá à luz sexto filho com Juliano Cazarré

Imagem Fernanda Lima faz revelação: “Depois de 17 anos juntos, resolvemos abrir a relação”

Família

Fernanda Lima faz revelação: “Depois de 17 anos juntos, resolvemos abrir a relação”

“Eu odeio o nome da minha filha” diz pai que já mudou o nome da bebê, mas que ainda se arrepende - Freepik/freepic.diller

Bebês

“Eu odeio o nome da minha filha” diz pai que já mudou o nome da bebê, mas que ainda se arrepende

O sobrinho de Ricky Martin alegava que os dois haviam tido um relacionamento - reprodução / Instagram @ricky_martin

Família

Ricky Martin surpreende ao mostrar como está o filho hoje em dia: "Lindo igual ao pai"

Lore Improta disse quando pretende ter o segundo bebê - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família vai aumentar! 👨‍👩‍👧‍👦

Lore Improta fala sobre a chegada do 2º filho com Léo Santana: 'Curtir nossa família'

Juliano Cazarré - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Juliano Cazarré celebra chegada do sexto filho e mostra rosto do recém-nascido

Sasha tem dois irmãos por parte de pai - reprodução / Instagram

Família

Sasha Meneghel abre o jogo e fala sobre relação com os irmãos: “Tive que dar uma regulada nisso”

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!