Recém-Nascido

Sabia que alguns bebês já nascem com dentes?

Miriã nasceu com dois dentes e já tirou um deles

Ana Beatriz Alves

Ana Beatriz Alves ,Filha de Maria de Fátima

(Foto: iStock)

(Foto: iStock)

Não é comum, mas pode acontecer. Foi o caso da Mara Santiago Gomes Santos, ceramista e mãe de Miriã, de um mês e 18 dias. “Foi uma surpresa descobrir os dentinhos porque nunca tinha ouvido falar que bebês podiam nascer com dente.”

Miriã nasceu com dois dentes de baixo, por enquanto, apenas o do lado direito apontou. O médico direcionou a Mara para um especialista que optou por não arrancar. “Ele me orientou a ficar de olho porque o dente pode cair por ser mole e o bebê corre o rico de aspirar e engasgar.”

Dr. Claudio Len, pai de Beatriz, Silvia e Fernando já teve casos no consultório e também optou por não tirar. “Cada caso é um caso, mas na maioria das vezes não é preciso tirar.” Isso porque o dente pode ser um supernumerário, ou seja, um dente a mais ou um dente de leite, que precisa esperar cair na hora dele.

O inconveniente pode ser na hora da amamentação, causando incômodo para você, mas se não for insuportável, o aconselhável é tentar contornar a situação e acompanhar com um especialista. “E quando forem nascendo os demais, você toma a decisão com o médico.”

Não precisa ficar assustada se isso acontecer com você, acompanhe com um especialista e não vai atrapalha o seu bebê em nada.

Leia também:

Saiba como lidar com os primeiros dentes do bebê

Sorriso bem cuidado

Guardar os dentes de leite do seu filho pode ajudar em tratamentos de saúde no futuro