Mais

Quase tudo sobre amamentação

Imagem Quase tudo sobre amamentação

Publicado em 18/02/2013, às 21h00 - Atualizado em 19/10/2021, às 09h11 por Redação Pais&Filhos


Começando pelo começo: a primeira mamada é muito importante para o sucesso do aleitamento e para o vínculo entre a mãe e o bebê. O ideal é que ela seja feita ainda na primeira hora de vida do bebê. É aí que ele conhece o rosto da mãe, seu olhar e o seu toque. Sente o cheiro da pele e procura instintivamente o seio.

Então, a princípio, foque na primeira mamada. Depois, com o passar dos dias, principalmente quando você for para casa e não tiver uma enfermeira por perto, podem acontecer alguns imprevistos que dificultem a amamentação, mas a maioria deles dá para solucionar facilmente. Deixe o nosso guia ao lado da poltrona de amamentação. Assista a um vídeo sobre amamentação na Pais&Filhos TV:

Com a pegada certa

Segurar o bebê direitinho é importante para que ele se sinta confortável e para que você não se machuque ou desenvolva inflamações. O ideal é que o corpo dele esteja alinhado, para que o pescoço não fique virado ou dobrado para frente ou para trás. O bebê deve estar bem próximo do corpo da mãe – ele tem que ser levado à mama, não o contrário. Seu nariz deve estar apontando para o mamilo. É importante que ele abocanhe o mamilo com a boca aberta de modo que pegue o bico do seio e cerca de dois terços da aréola.

A posição tradicional é aquela em que a mãe fica sentada e apóia o corpo do bebê no antebraço do mesmo lado da mama que vai oferecer. Uma variante da posição tradicional, chamada posição invertida, é segurar com o braço oposto ao seio que está sendo oferecido e tendo a cabeça do bebê apoiada na mão. Outra opção, ainda, é colocar o corpo do bebê ao lado do corpo da mãe, enquanto ela segura sua cabeça com a mão e seu corpo com o antebraço. Lendo assim, parece complicado, só experimentando para entender mesmo.

A utilização de travesseiros, para elevar o bebê e apoiar os braços, é indicada nos três casos. A posição de cavaleiro, com o bebê sentado sobre a perna da mãe e com o corpo de frente para o dela, permitindo que a cabeça fique em um nível um pouco acima da mama, também é recomendada. Ainda é possível amamentar deitada, de lado, com os corpos da mãe e do bebê em paralelo.

O ambiente faz toda a diferença para tudo correr bem. Uma atmosfera tranquila e silenciosa é ideal para que o bebê e a mãe se sintam à vontade durante a amamentação.

Problemas e soluções

  • Mastite

É uma inflamação causada por bactérias existentes na pele, que podem entrar na mama através de fissuras e rachaduras. Para evitar as fissuras e rachaduras que levam à mastite é preciso manter o mamilo saudável. É importante prestar atenção na posição correta da pega e utilizar o próprio leite ao final da mamada para hidratar e lubrificar a pele dos mamilos. A exposição ao ar e se possível ao sol também são benéficas à saúde da pele. Atenção! O uso exagerado de água, sabonete ou produtos químicos para a limpeza dos seios leva ao ressecamento, o que aumenta o risco de fissuras. Se a mastite não for grave, massagens locais e compressas quentes podem ajudar a sanar o problema, além de remédios antiinflamatórios. Para casos de inflamação mais forte, pode ser necessário um antibiótico. Tudo isso feito com o acompanhamento de um médico.

  • Traumas nos mamilos

Fissuras, bolhas e escoriações são comuns e podem causar infecções. As principais causas são: a pega incorreta do bebê; uso de cremes, óleos e sabonetes nos mamilos; higiene excessiva; colocação do dedo indicador na mama para o bebê respirar. Uma boa saída pode ser o uso de conchas protetoras para os seios. Essas conchas minimizam o contato e o atrito da boca do bebê com o mamilo da mãe, ajudando a diminuir a irritação.

  • Bico Invertido

Existem três formatos de bico – o normal, saliente para fora, o bico plano e o bico invertido, que é retraído para dentro, como o umbigo. As mulheres que têm bico invertido podem apresentar dificuldades na hora de amamentar. Existe um procedimento cirúrgico para corrigir o bico invertido, mas dá para evitar usando um acessório, chamado corretor de mamilo invertido, que ajuda a formar o bico durante a gravidez.

  • Ingurgitamento mamário (empedramento)

O empedramento do leite ocorre quando a mãe não esvazia o peito regularmente. O leite que acumula empedra e pode até inflamar. A melhor maneira de evitar é amamentando! Quanto mais o seu peito for estimulado pelo bebê, menos chances você tem de sofrer com este problema. Dá para usar também um suplementador, acessório composto por um recipiente onde se coloca o leite e um pequeno cano (sonda). Ele é colocado no seio da mãe, na parte superior, para que a sonda fique no bico. Assim o bebê puxa o leite armazenado e estimula o peito da mãe, para que produza mais leite. Pode ser usado em casos de empedramento ou quando a mãe tem dificuldades para amamentar, sempre com acompanhamento médico.

  • Aumento do tamanho do seio

Não é exatamente um problema, mas é bom saber que eles podem pesar e pedir um sutiã maior, que dê boa sustentação. Procure um sutiã com alças largas e, de preferência, feitos com 100% de algodão. Os especiais de amamentação abrem com mais facilidade na parte frontal.

  • Vazamento de leite

O colostro pode começar a vazar a partir do nono mês. Ouvir seu filho chorar, fazer sexo, estimular os seios, são alguns dos fatores que podem aumentar a produção e causar o vazamento. Além disso, o acúmulo de leite, quando os seios ficam cheios demais entre uma mamada e outra, pode promover o vazamento natural. Não há um método completamente eficaz que evite o vazamento. A melhor maneira é evitar que as mamas acumulem leite, amamentando o bebê e tirando leite para guardar ou doar. O leite materno dura cerca de dois dias na geladeira e sete no congelador. Além disso, há conchas e absorventes que ajudam a reter o leite vazado sem pagar mico na rua.

  • É bom saber

Nada de dieta! Amamentar pode emagrecer até 600 calorias por dia. Por isso, é importante que a mãe se alimente corretamente durante a gestação e após o parto. Sem se esquecer que a ingestão de bebidas alcoólicas ou que contenham cafeína não são recomendadas.


Palavras-chave

Leia também

Imagem Nomes femininos raros: veja opções chiques e únicas para meninas

Bebês

Nomes femininos raros: veja opções chiques e únicas para meninas

Pai de Davi - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Pai de Davi não concorda com posição do filho e decide ir morar com Mani

Foto: Reprodução/ Instagram

Bebês

Fernanda Paes Leme recusa visitas após o nascimento da filha: "Não consigo e não quero"

Imagem Pai de Henry Borel comemora nascimento de filha três anos após tragédia

Família

Pai de Henry Borel comemora nascimento de filha três anos após tragédia

Se você procura um nome de menina, aqui estão 180 ideias diferentes - Pexels/Moose Photos

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

Viih Tube fala sobre segundo e terceiro filhos - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Viih Tube revela gravidez de segundo e adoção de terceiro filhos com Eliezer

De A a Z: confira os nomes femininos americanos para te inspirar - Getty Images

Bebês

Nomes americanos femininos: mais de 1000 opções diferentes para você se inspirar

Virginia Fonseca - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Virginia Fonseca toma atitude após Maria Alice empurrar Maria Flor: “Dói mais na gente”