Criança

6 dicas de ouro para fortalecer o sistema imunológico do seu filho

Manter as mãos limpas e boas noites de sono são duas delas

Isabella Zacharias

Isabella Zacharias ,Filha de Aldenisa e Carlos

Sai pra lá, gripe!(Foto: Getty Images)

Você conhece alguma criança que nunca fica doente e fica se perguntando: será que os pais dela têm algum segredo? Os especialistas no assunto vão dizer que provavelmente não existem segredos, mas existem 6 hábitos que podem manter as crianças saudáveis e “blindadas” contra doenças.

Mantenha as mãos limpas
A lavagem das mãos pode reduzir drasticamente a transmissão de doenças respiratórias e gastrointestinais, portanto, faça com que seus filhos tenham o hábito de esfregar bem as mãos quando saírem da escola, depois de brincarem e antes de fazerem as refeições.

Faça exercícios todos os dias
Os estudos indicam que exercícios regulares e moderados podem reduzir de 25 a 50% as chances de gripes e resfriados que ocorrem ao longo do ano. “O exercício é melhor do que qualquer cura ou milagre”, diz Harley Rotbart, autora do “Guia Completo para Proteger sua Família de Infecções”.

Bom sono durante a noite
Certifique-se de que as crianças durmam, pelo menos, uma hora mais cedo. A privação do sono dobra o risco de contrair um resfriado. A maioria dos bebês precisa de aproximadamente 14 horas de sono por dia, crianças em idade pré-escolar precisam de 11 a 13 horas.

Tente fazer com que ele não fique passando a mão no rosto
Os vírus do resfriado e da gripe entram no corpo através do nariz, dos olhos e da boca, então ajude seu filho a manter as mãos longe dessas áreas. Sim, isso pode ser difícil, por isso a tarefa de lavar as mãos é importante. Ensine-o também a nunca compartilhar um canudo, um copo ou escova de dentes.

Ter uma dieta saudável e balanceada
Refeições com muitas frutas e legumes podem ajudar a impulsionar o sistema imunológico do seu filho. Procure por alimentos ricos em vitamina C, como brócolis, morango e laranja, e vitamina D, como atum, leite e cereais. Iogurtes também podem ajudar a fortalecer essas defesas.

Vacinação
A gente já falou sobre esse assunto aqui, mas nunca é demais reforçar: vacinas são a melhor forma de prevenir qualquer doença, como sarampo e gripe.

Leia também:

Estudo promete fazer crianças pararem de fazer xixi na cama em 7 dias

Estudo prova que enjoos durante a gravidez fazem bem para a saúde

Estudo mostra que as mães amam os filhos tanto quanto os cachorros