Bebês

Bebê de 3 meses morre enquanto dormia na cama dos pais e caso serve de alerta

O caso aconteceu na Inglaterra, na cidade de Hull

Jéssica Anjos

Jéssica Anjos ,filha de Adriana e Marcelo

Imagem ilustrativa (Foto: Getty Images)

Faleceu na Inglaterra, em Hull, um bebê de apenas 3 meses de idade após dormir na mesma cama que os pais. O caso aconteceu na última sexta-feira, 16 de agosto, e a mãe resolveu desabafar sobre a triste experiência em entrevista ao jornal local Hull Live.

A mulher contou que um dia antes, o filho tinha recebido um diagnóstico de infecção pulmonar e os médicos tinham comentado com os pais que ele iria se recuperar rapidamente. O casal colocou o bebê para dormir no berço ao lado deles, mas durante a noite acordaram e colocaram a criança na cama junto com eles. “Meu marido deu uma mamadeira para o nosso filho e colocou ele deitado ao nosso lado. Voltamos a dormir e quando acordei ele estava branco e sem respirar”, contou durante a entrevista.

A família chamou a ambulância e o bebê chegou a ser levado ao hospital, mas acabou não resistindo. Dr. Luiz Perez, foi o médico que examinou a criança, e disse que a causa da morte não foi infecção pulmonar e sim a Síndrome da Morte Súbita.

“Não dá para ter total certeza sobre o aconteceu. A gente sabe que dormir com o bebê na cama aumenta o risco de morte súbita. Porque a criança, nesta fase, tem dificuldade de controlar a temperatura do corpo e dormir na mesma cama dos pais pode aumentar o calor e isso levar a morte súbita”, explicou o especialista. Dr Luiz também disse que os pais precisam levar em conta o fato de que os bebês, quando estão na cama deles, acabam respirando o ar que eles expiraram e isso leva a menos oxigênio.

O que é Síndrome da Morte Súbita?

De acordo com o site do Dr Drauzio Varellaessa síndrome é definida como óbito inesperado de um bebê quando a autópsia não consegue encontrar a causa da morte. Ele explica que os cientistas não sabem responder se o falecimento ocorre durante o sono ou nos períodos de transição entre sono e vigília.

O que os estudiosos sabem é que o maior índice de ocorrência está entre os 2 e 4 meses de idade do bebê e também, que é mais comum entre os meninos. Outras dicas que servem de alerta é não colocar a criança para dormir de barriga para baixo, porque aumenta o risco. Por outro lado a ocorrência da morte súbita após os 6 meses de idade é rara.

Segundo Drauzio, no Brasil nós temos o costume de colocar as crianças para dormir de lado, uma posição que protege. Isso explica por que a incidência é mais baixa, chega a ser de 5 a cada 10 mil crianças.

Leia também:

Bebê sofre morte súbita enquanto dorme e mãe relata drama: “Não sei como vou continuar sem você”

Olha o perigo! Fumar na gravidez aumenta risco de bebê ter morte súbita

Saiba porque dormir com seu filho no sofá aumenta em 50 vezes o risco de morte súbita