Saúde

Câncer de bexiga: 5 sintomas da doença que toda mulher precisa saber!

Os sintomas são mais fáceis de ignorar, porém não menos importante

Ingrid Campiteli

Ingrid Campiteli ,filha de Sandra e Paulo

(Foto: Getty Images)

Como mulheres, somos instruídos ao longo da vida a cuidar especificamente de um tipo de câncer: o câncer de mama. Muitos de nós sabemos que devemos prestar atenção a quaisquer alterações em nossos seios, como caroços ou erupções cutâneas. Porém, não podemos esquecer de outros cânceres, como o de bexiga, que felizmente, pode ser encontrado precocemente porque há muitos sintomas visíveis.

Muitos sintomas de câncer de bexiga são fáceis de ignorar; portanto, se você notar algum deles, fique atento. Por isso, listaremos cinco sintomas que pode ser sinal de um câncer na bexiga.

1.Sangue na urina

A American Cancer Society explica que o primeiro sintoma que muitas pessoas experimentam quando têm câncer de bexiga é o sangue na urina. A quantidade pode variar. Às vezes, há tanto sangue que o fluxo de urina terá uma cor diferente, enquanto outras vezes nem será perceptível.

Embora exista uma chance de o sangue na urina significar que você tem câncer de bexiga, também existem vários outros motivos pelos quais você pode experimentar urina com sangue, como infecção, pedras nos rins ou na bexiga ou tumores não cancerosos.

Às vezes, mas nem sempre, o câncer de bexiga causa uma mudança nos seus hábitos de urinar ou irrita a bexiga.Uma mudança que algumas pessoas notam é a necessidade de urinar com mais frequência. Algumas pessoas também sentem que precisam fazer xixi imediatamente, mesmo quando não têm bexiga cheia.

3. Dor ou queimação durante a urina

Sentir dor ou sensação de queimação durante a micção é outro sintoma do câncer de bexiga. Novamente, existem outras causas possíveis para a dor e / ou queimação, mas você deve sempre conversar com seu médico para descobrir por que está sentindo tanto desconforto.

4. Dificuldade em urinar

Como a maioria das pessoas não tem dificuldade em urinar quando sente que precisa ir, esse sintoma pode enviar automaticamente uma bandeira vermelha para alguém que o experimenta. Se você tiver problemas para produzir xixi ou tiver um fluxo de urina fraco, talvez seja hora de ir a um médico.

5. Pés inchados

Muitos de nós associamos ter pés inchados a estar grávida ou passar muito tempo andando por aí. Se você notar que seus pés estão inchados sem motivo aparente, isso pode ocorrer devido ao câncer de bexiga, especialmente se você estiver tendo algum dos outros sintomas nesta lista.
Leia também: