Saúde

Catapora: 7 coisas que você precisa saber sobre a doença

Respondemos as principais dúvidas que você pode ter!

Gabrielle Molento

Gabrielle Molento ,Filha de Claudia e Pedro

Foto: iStock

Foto: iStock

A velha conhecida catapora, ou varicela, entra em época de surto no fim do inverno e vai até o início da primavera. A doença é infecciosa viral, altamente contagiosa causada pelo vírus Varicella-zóster e o diagnóstico é clínico, ou seja, pode ser feito por meio da história da doença e exame físico do paciente. Seu diferencial? Algumas pequenas bolhas, manchas e crostas vermelhas que surgem na pele. É altamente transmissível pelo contato com o líquido das erupções cutâneas, pela tosse, espirro, saliva ou por objetos contaminados pelo vírus.

Conversamos com a Dra. Bárbara Furtado, pediatra e gerente médica de vacinas da GSK, que tirou algumas dúvidas sobre a doença. Confira:

Como a catapora pode ser prevenida?

principal forma de evitar a doença é com a vacinação. A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e a Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) recomendam duas doses da vacina contra a varicela: a primeira aos 12 meses e a seguinte a partir dos 15 meses de idade, com um intervalo de 3 meses da primeira dose. Outra medida que pode diminuir o risco de adquirir a doença é evitar contato com uma pessoa que tenha catapora, enquanto ela apresentar vesículas na pele.

Quem pode contrair?

A doença pode ocorrer em qualquer idade, mas é conhecida por ser uma doença comum na infância. Normalmente, temos contato com a catapora na primeira década de vida, sendo mais comum até o quinto ano de vida. As crianças menores, principalmente abaixo de 2 anos, assim como idosos e gestantes, são cons