Engravidar

Como aumentar as chances de engravidar de acordo com o ciclo menstrual

Quando o sexo coincide com os dias de fertilidade mais férteis, você aumenta as chances de conceber. Conheça cada fase do seu ciclo para engravidar mais rapidamente.

Giovanna de Boer

Giovanna de Boer ,filha de Karen e Christiano

Manter uma boa alimentação e o emocional equilibrado ajudam na fertilidade (Foto: Shutterstock)

Para atingir a sua meta de ter um bebê, você deve ter noção dos dias com maiores picos de fertilidade no seu ciclo. Aqui está o seu guia para as melhores chances de engravidar ao longo do mês.

Chances de ficar grávida durante a menstruação

A menstruação é o descolamento mensal do endométrio, a membrana interna do útero. Para a maioria das mulheres, isso dura entre três e sete dias. No terceiro dia, os níveis de progesterona e estrogênio estão aumentando e trabalhando na reconstrução do endométrio.

Por volta do quarto dia, o amadurecimento dos folículos começa a aumentar. Isso significa que os ovários estão começando a preparar ovos para serem liberados. A menos que você seja uma ovuladora precoce (o tempo médio de ovulação é de 14 dias antes do início de seu período – acompanhe o seu usando um gráfico de temperatura corporal basal ou um kit de previsão de ovulação), há poucas chances de que o esperma consiga fecundar.

Suas chances de engravidar: quase zero. Não é prejudicial ter relações sexuais, e algumas mulheres o consideram um bom momento para tirar um fôlego daquele sexo só para engravidar. Se divirta nesse momento.

Chances de engravidar logo após a menstruação

“Eu recomendo fazer sexo com frequência, duas a três vezes por semana, mas todos os dias, se puder. Logo após você parar de menstruar para cobrir sua janela de pré-ovulação”, diz Kelly Pagidas, MD, especialista em fertilidade da Women & Infants. Centro de Reprodução e Infertilidade em Providence.

Aqui está o por quê: por volta do sétimo dia do seu ciclo, você notará um corrimento vaginal que parece um pouco elástico ao toque. Dentro de alguns dias, ficará branco e cremoso, uma sugestão de que sua fertilidade está retornando mais uma vez. Isso não significa que os óvulos seja liberado ainda, mas é um bom indicador de que a ovulação está a caminho e que o muco cervical é um ambiente agradável para o esperma.

Lembre-se, você pode engravidar logo após o período menstrual, mesmo que ainda não esteja ovulando. Isso porque os espermatozoides podem viver até cinco dias se estiverem presos no muco cervical fértil. “Um estudo mostrou que pessoas que fizeram sexo apenas uma vez durante esta fase, mesmo quatro a cinco dias antes da ovulação, ainda engravidaram”, diz Steven R. Bayer, endocrinologista reprodutivo da clínica de fertilidade de Boston em Boston.

Suas chances de engravidar: bom. Um óvulo não é tecnicamente liberado durante esta fase, mas você vai querer intensificar sua rotina sexual no caso de ovular antes do planejado.

Chances de engravidar durante a ovulação

Bem-vindo ao horário nobre para a concepção! Não importa quanto tempo os seus períodos sejam, a ovulação geralmente começa cerca de 14 dias antes do próximo período programado. Quando isso acontece, a temperatura do corpo aumenta cerca de meio grau. Mas tenha em mente que isso acontece depois que você já está ovulando, o que pode ser tarde demais.”É aí que os kits de ovulação se tornam tão úteis”, explica Bayer. “Uma vez positivo, faça sexo nas próximas 24 a 36 horas.”

Outra boa indicação de fertilidade é uma mudança na consistência do muco cervical. “Você verá corrimento vaginal que aumenta de tamanho e tem consistência de clara de ovo, sinalizando que é o momento perfeito para ter relações sexuais”, diz Bayer. Teste o seu, enfiando o dedo indicador e o polegar na sua vagina para conseguir uma amostra e, em seguida, batendo o dedo e o polegar juntos. Se a consistência é fina e se espalha facilmente entre dois dedos, você está pronta para ir engravidar!

Suas chances de conceber: alta, se você fizer sexo dentro de 36 horas. Quaisquer óvulos que sejam liberados não duram mais do que 12 horas. De fato, é melhor que o esperam encontre seu o óvulo dentro de quatro a seis horas de seu lançamento. Os dados mostram que fazer sexo qualquer outro dia  é tão eficaz quanto fazer todos os dias! Então não precisa ficar preocupada tendo relações o tempo todo (a menos que você realmente queira!).

Chances de engravidar após a ovulação

Também conhecida como a fase lútea, esta reta final do seu ciclo dura no mínimo de 12 dias e até 16. A progesterona começa a subir, sinalizando que os ovários não precisam liberar mais óvulos este mês. Seu muco cervical secará e criará um tampão para impedir que qualquer espermatozoide entre no útero.

Demora cerca de seis dias para qualquer óvulo fertilizado viajar para o seu útero. Se um espermatozoide chegou ao  seu endométrio, você vai começar a ver o aumento da gonadotrofina coriônica humana (hCG), o hormônio medido por testes de gravidez em casa, dentro de uma semana.

Suas chances de conceber: Baixo. Uma vez que o óvulo foi liberado, não há muito que possa ser feito até o próximo mês. Mas certamente não há mal em fazer sexo se você estiver de bom humor!

Não se preocupe se for a hora do seu ciclo começar de novo e você ainda não estiver grávida. Você pode não ter rastreado seus dias mais férteis com exatidão, e nesse caso os espermatozoides nunca tiveram a chance de trabalhar a mágica. A grande maioria dos casais que estão tentando engravidar, a maioria dos casais fica tentando por um ano, com apenas cerca de metade que conseguem se tornar pais em 6 meses.

Leia também:

10 erros mais comuns na hora de tentar engravidar (para você passar longe)

Gravidez tardia: existe idade limite para engravidar?

Mulher tenta engravidar durante um ano e após usar método diferente descobre que está esperando cinco bebês