Criança

Criança contrai bactéria gravíssima por causa de sinusite e mãe faz alerta

Asafe precisou ficar 8 dias no hospital

Izabel Gimenez

Izabel Gimenez ,filha de Laura e Décio

Asafe contraiu uma infecção muito perigosa (Foto: reprodução / facebook)

Em uma página de mães no Facebook, uma mulher publicou um alerta sobre uma condição grave que seu filho contraiu logo depois de ter sinusite. O garoto, que se chama Asafe, teve celulite obrital, conhecida também como celulite facial, a complicação é uma infecção bacteriana que atinge a região dos olhos e pode ser muito perigosa.

De acordo com o relato da mãe, Asafe já tinha operado o canal lacrimal e deu um susto nos pais quando acordou no dia seguinte com os olhos bem inchados. Eles pensaram que poderia ser mais um problema com o canal e decidiram o levar ao oftalmologista, mas descobriram que a complicação, na verdade, era decorrente da sinusite que o filho tinha contraído.

Asafe precisou ficar internado por mais de uma semana tomando antibióticos. Por sorte, ele ficou bem, mas as consequências dessa complicação poderiam ser muito graves. Se não tratada, ela pode causar cegueira ou até mesmo meningite.

Que susto! (Foto: reprodução / facebook)

“O médico nos falou que era proveniente, na maioria das vezes, de uma bactéria transmitida pela sinusite, isso mesmo sinusite. A criança coça o nariz e depois coça o olho, e assim, a criança leva a bactéria do nariz para os olhos”, explicou a mulher no alerta feito no grupo.  “Se a bactéria for para atrás do olho, pode atingir a córnea e em seguida, passar para o cérebro levando, desta forma, até à morte. Se não tratar a tempo, essa doença é muito séria, evolui rapidamente. Por este motivo decidi alertar outras mães”, enfatizou.

Muitas mães agradeceram pelo alerta e se sensibilizaram com a história de Asafe. “Celulite é uma bactéria terrível só quem já viveu ou vivenciou sabe, já vi bebês com celulite adquirida em um banho de Lagoa. É uma bactéria oportunista que se aproveita de uma pequena porta de entrada, só pode ser combatida por antibióticos fortes”, relembrou uma das seguidoras da página. “Que bom que seu filho está bem agora! Fico feliz, Deus abençoe”, disse outra.

Leia também: 

Doenças de inverno: saiba quais são os riscos e como prevenir

Cuidado com as doenças na volta às aulas

Lavar o nariz deve virar hábito igual escovar os dentes e tomar banho