Família

Cuidado em dobro na gestação: mulheres têm mais chance de desenvolver diabetes

iStock
iStock

Publicado em 09/07/2018, às 10h03 - Atualizado em 30/01/2020, às 19h24 por Gabrielle Molento, Filha de Claudia e Pedro


Uma coisa que sabemos é: precisamos sempre estar de olho na nossa saúde e de nossos filhos. A diabetes, por exemplo, é uma doença séria que pode ser ocasionada por casos na família, colesterol alto, stress e sedentarismo.

Mas o que ela faz? De acordo com o oftalmologista Leôncio Queiroz Neto do Instituto Penido Burnier, causa acúmulo de açúcar no sangue e está separada em: A do tipo I, que responde por 10% dos casos e está relacionada à queda ou ausência de produção da insulina – o hormônio que controla o nível de açúcar no sangue – e a do tipo II, que acontece por resistência do organismo à insulina e resulta em menor penetração da glicose nas células. Se não tratada ela pode causar graves doenças nos olhos, hipertensão arterial, insuficiência renal e doenças cardíacas.

De acordo com a pesquisa VIGITEL 2017 (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico), que acaba de ser divulgada pelo Ministério da Saúde, o índice de mulheres com diabetes (8,1%) é maior do que o índice de homens (7,1%). Por isso, na gravidez o cuidado das mães deve ser redobrado! Isso porque existe algo chamado diabetes gestacional, mais comum no segundo trimestre de gravidez, que acontece quando a quantidade de açúcar no sangue, durante a gravidez, fica maior do que a considerada normal, pois o pâncreas de algumas mulheres não consegue fabricar insulina suficiente para atender tanto a mãe quanto o bebê.

A diabetes gestacional pode ser diagnosticada em mulheres grávidas e que não possuíam a doença antes. Mas quando desconfiar? Segundo Maurício Sobral, ginecologista e obstetra, pai de Luiza e Beatriz, a gestante deve suspeitar quando começa a engordar e apresentar inchaço nas extremidades acima do normal. A elevação da pressão sanguínea é um sinal indireto. Na ultrassonografia, seu médico pode notar sinais como o bebê aumentar muito de tamanho e peso e o líquido amniótico aumentar de volume. A doença não costuma apresentar sintomas específicos, por isso pode ser confundida com os da própria gravidez, afinal inchaço e ganho de peso, por exemplo, são comuns.

Manter o nível de açúcar no sangue controlado é importante, pois desta forma será oferecida ao bebê uma quantidade de glicose normal. Se estiver descontrolado, o organismo da criança começa a produzir insulina e isso pode acarretar em algumas complicações como até a má formação do feto. Geralmente, após o parto, a taxa de açúcar no organismo da mãe tende a se normalizar. Caso isso não ocorra e a mulher for diagnosticada com diabetes, ela deve manter a alimentação balanceada, suspender o açúcar de sua dieta e consumir mais alimentos integrais e menos carboidratos.

“Além das consultas com o obstetra, é muito importante que a gestante opte por uma mudança de hábitos, incluindo uma dieta saudável e a prática de exercícios, que auxiliam no controle dos níveis de glicose no sangue e no funcionamento da insulina”, comenta o Dr. Maurício. O tratamento depende muito do caso. Pode ser somente com exercícios e dieta até o uso de insulina. “Em casos mais complicados, tem de internar a paciente para controlar o açúcar no sangue e monitorar o bem-estar do bebê”, finaliza o médico.

Se não tratada, pode trazer riscos à saúde do bebê, como parto prematuro, doenças cardíacas, desenvolvimento da síndrome da angústia respiratória – que é a dificuldade para respirar ao nascer, icterícia e obesidade na infância ou adolescência.

Leia mais:

Um cardápio completo para quem tem diabetes gestacional

Fique atenta: Diabetes gestacional pode causar parto prematuro

Você sabia? Diabetes gestacional pode estar ligada ao sexo do bebê


Palavras-chave
Gravidezdoença

Leia também

Imagem Nomes femininos raros: veja opções chiques e únicas para meninas

Bebês

Nomes femininos raros: veja opções chiques e únicas para meninas

Pai de Davi - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Pai de Davi não concorda com posição do filho e decide ir morar com Mani

Imagem Pai de Henry Borel comemora nascimento de filha três anos após tragédia

Família

Pai de Henry Borel comemora nascimento de filha três anos após tragédia

Foto: Reprodução/ Instagram

Bebês

Fernanda Paes Leme recusa visitas após o nascimento da filha: "Não consigo e não quero"

Se você procura um nome de menina, aqui estão 180 ideias diferentes - Pexels/Moose Photos

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

Viih Tube fala sobre segundo e terceiro filhos - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Viih Tube revela gravidez de segundo e adoção de terceiro filhos com Eliezer

De A a Z: confira os nomes femininos americanos para te inspirar - Getty Images

Bebês

Nomes americanos femininos: mais de 1000 opções diferentes para você se inspirar

Virginia Fonseca - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Virginia Fonseca toma atitude após Maria Alice empurrar Maria Flor: “Dói mais na gente”