Saúde

Entenda como os produtos de limpeza podem ter relação com a obesidade infantil

Um estudo canadense deixou a gente de queixo caído!

Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

Os pesquisadores pedem mais estudos para explorar a relação do uso dos produtos de limpeza e a obesidade infantil. (Foto: Reprodução)

Os pesquisadores pedem mais estudos para explorar a relação do uso dos produtos de limpeza e a obesidade infantil. (Foto: Reprodução)

*Por Ana Beatriz Gonçalves, filha de Carla e Virgílio

Que a limpeza é essencial para a saúde das crianças, nós já sabemos. Mas de acordo com um recente estudo, além da limpeza, a escolha dos produtos de limpeza antibacterianos é também muito importante, já que eles têm a capacidade de alterar as bactérias do ambiente e a microbiota intestinal – conjunto de bactérias – possuindo relação direta com o excesso de peso infantil.

A pesquisa divulgada pelo jornal Canadian Medical Association, acompanhou 757 crianças entre 3 meses a 3 anos observando a exposição a desinfetantes, detergentes e produtos ecológicos usados em casa. Nos lares onde eram usados desinfetantes convencionais, pelo menos uma vez por semana, as bactérias intestinais dos pequenos sofriam alterações. Já nas que utilizavam os produtos ecologicamente corretos não havia alterações significantes.

“Descobrimos que bebês de 3 a 4 meses que vivem em domicílios com desinfetantes sendo usados, pelo menos semanalmente, tinham duas vezes mais chances de ter viroses e doenças intestinais“, disse Anita Kozyrskyj, professora de pediatria da Universidade de Alberta, Canadá.

Opte pelos produtos ecológicos 

Estamos condicionados a usar os mesmos produtos convencionais por mero hábito. Desapague! Os produtos de limpeza ecologicamente corretos, podem proporcionar um estilo de vida materno mais saudável, e também contribuir para prevenção das bactérias intestinais do seu filho. 

Os pesquisadores estão em busca de mais estudos para explorar essa relação do uso dos produtos de limpeza e a obesidade infantil. Anita aponta para a necessidade de estudos que classifiquem produtos de limpeza por seus ingredientes reais. “A incapacidade de fazer isso foi uma limitação do nosso estudo”, diz.

(Foto: Shutterstock)

(Foto: Shutterstock)

Para quem deseja optar por hábitos de vida mais saudáveis, inclusive na hora da faxina, é importante saber que as diferenças dos itens convencionais em relação aos ecológicos. Os convencionais normalmente são feitos de petróleo e possuem substâncias químicas nocivas ao organismo como; dióxido de titânio e ácidos e alcalinizantes (usados em detergentes e desinfetantes).

“Esses ativos deixam resíduos nas roupas e louças, mesmo após a lavagem. Sem contar que o cheiro intenso de ativos sintéticos prejudica o sistema respiratório”, diz a diretora de produtos Marcella Zambardino da POSITIV.A (SP), empresa que fabrica produtos de limpeza naturais e biodegradáveis. Já os ecologicamente corretos têm como base ativos vegetais e hipoalergênicos, que não deixam resíduos e contam com fragrâncias de óleos essenciais. Substituir um pelo outro pode ser uma boa alternativa também para a saúde.

Não resta dúvidas né? 

Leia também:

Leite materno é tudo! Alimento contém célula capaz de proteger bebê de bactérias

Crianças que usam álcool em gel para limpar as mãos, em vez de sabonete, ficam menos doentes

Saiba escolher produtos industrializados mais saudáveis