Saúde

Estudo revela quantidade preocupante de plástico no organismo das crianças

O plástico está em todo lugar, fazendo parte de diversos compostos químicos. Desde a nossa alimentação até os produtos de limpeza, a substância marca presença

Maria Luiza Cardone

Maria Luiza Cardone ,Filha de Carla e Luiz

O plástico é nocivo para o organismo dos pequenos (Foto: Alex Silva, filho de Silvia e Luiz)

O plástico está em todo lugar, fazendo parte de diversos compostos químicos. Desde a nossa alimentação até os produtos de limpeza, a substância marca presença. Dessa forma, o Ministério do Meio Ambiente da Alemanha e do Instituto Robert Koch resolveu investigar os compostos no organismo das crianças e adolescentes.

O resultado foi assustador, encontraram cerca de 11 de 15 ingredientes plásticos presentes em 97% das amostras de sangue e urina. Embora alguns produtos sejam inofensivos para o corpo, os pesquisadores estão preocupados com com os altos níveis de ácido perfluorooctanóico (PFOA). Ele é freqüentemente usado em panelas antiaderentes e em roupas impermeáveis.

Essa substância pode ser prejudicial ao sistema reprodutivo e ao fígado. “Nosso estudo mostra claramente que os ingredientes plásticos, que são cada vez mais usados, também estão aparecendo cada vez mais no corpo”, disse Marike Kolossa-Gehring, uma dos autoras do estudo.

Segundo os dados, as crianças com menos idades foram as mais prejudicadas. Dentro desse grupo, os pequenos de baixa renda apresentaram um nível mais elevado de plástico no organismo do que as crianças de alta renda. “É muito preocupante que as crianças mais novas, que é o grupo mais sensível, também sejam as mais afetadas”, disse a pesquisadora.

Para diminuir os efeitos causados pelo composto, a pesquisadora deu uma dica: “No lugar das embalagens plásticas, sugiro como alternativa os pratos de vidro, inox ou bambu — sem tintas ou substâncias tóxicas“.

Fique por dentro do conteúdo do YouTube da Pais&Filhos:

Leia também:

DPA 3: saiba todos os detalhes do novo filme dos Detetives do Prédio Azul

Malévola: Disney divulga novo pôster do filme e Angelina Jolie aparece irreconhecível

Maurício de Sousa comemora sequência de “Turma da Mônica: Laços” e conta qual é o nome do próximo filme