Saúde

Infecção de ouvido: novo aplicativo promete descobrir se o seu filho está com o problema ou não

O projeto foi idealizado por cientistas da Universidade de Washington, nos Estados Unidos

Giovanna de Boer

Giovanna de Boer ,filha de Karen e Christiano

Aplicativo ajudará a descobrir se as crianças estão com dor de ouvido (Créditos: iStock)

Não tem nada pior do que ver o seu filho chorando e com dor, né? Ainda mais se você não sabe o que ele está sentindo para poder ajudar. Mas, agora sua vida e a da criança pode ficar mais fácil. Ufa! Um aplicativo está sendo desenvolvido pelos cientistas da Universidade de Washington, Estados Unidos, para ajudar os pais a descobrirem quando os filhos estão com infecção no ouvido. O programa detecta fluidos atrás do tímpano, afirmou o Science Daily.

Para usar o aplicativo, os pais precisam de um pedaço de papel em formato de funil para colocar dentro do ouvido da criança. Depois, o programa usa o microfone e o alto-falante do celular emitindo uma série de sons de pássaros no funil. A maneira como esse ruídos retornam ao telefone ajuda a determinar a possibilidade de ter ou não fluidos atrás da orelha. Já pensou que maravilha?

Médicos usam uma técnica semelhante para detectar problemas no ouvido, usando acústica e sopros de ar.

O aplicativo promete tornar mais fácil tanto para os pais quanto para os profissionais da saúde a identificar a causa da dor da criança e assim, permitir um tratamento mais rápido e eficaz. Infecções de ouvido dolorosas são facilmente tratadas por antibióticos, e este app espera trazer ao diagnóstico o mais rápido possível.

A equipe que está trabalhando para que o programa se torne realidade publicou recentemente detalhes sobre o assunto na revista média Science Translational Medicine. Eles explicaram que o software está ligado com uma biblioteca de sons que ajudam a descobrir se o fluido problemático está lá ou não.

O projeto ainda está em fase de desenvolvimento, mas fique de olho… logo logo será lançado!

Leia também:

Ai que dor de ouvido!

Incômodo no ouvido nas viagens de avião? Entenda por que ele existe e como prevenir

Saiba quais são os cuidados necessários com o ouvido do bebê