Saúde

Mãe de três filhos doa útero para que outras mulheres possam dar à luz: “Faria tudo de novo”

Ela amou estar grávida e queria compartilhar esse sentimento

Nathalia Lopes

Nathalia Lopes ,Filha de Márcia e Toninho

Essa é a família de Heather (Foto: Reprodução/Facebook Heather Bankos)

Heather Bankos é mãe de três crianças e decidiu ajudar as mulheres que não poderiam ter filhos a passar pela experiência de dar à luz. Ela é enfermeira em UTI Neonatal e decidiu doar o útero para uma pesquisa do Baylor Univeristy Medical Center, em Dallas, nos Estados Unidos.

Os pesquisadores estão querendo fazer com que as mulheres que têm síndrome de Mayer-Rokitansky-Küster-Hauser, que faz com que o útero seja inexistente ou subdesenvolvido. Heather conversou com a revista TIME e explicou o que fez com que ela doasse o útero para o estudo.

Eu simplesmente adorei estar grávida de meus filhos. Eu me senti incrível, me senti muito confortável com o meu corpo e adorei ter esse vínculo secreto com meu bebê. Eu amo ser mãe, mas sabia que tinha acabado de ter filhos”, contou. 

Ela disse que queria que outras pessoas tinham que passar por isso e queria ajudar a levar esse sentimento, de ser mãe, à outras mulheres. “Se havia alguém lá fora que precisava de mim para ajudá-los a experimentar isso, eu estava definitivamente disposta fazê-lo”, explica.

Heather estava tão engajada em levar a experiência da maternidade para outras pessoas que seria até barriga de aluguel, mas ela conta que leu sobre o primeiro bebê que nasceu graças a um transplante de útero e ficou superanimada com isso.

Entrei em contato com uma organização de doação de órgãos e eles me colocaram em contato com Baylor. Eu falei com meu marido. Ele ficou tipo: ‘Isso é loucura, mas vou apoiar você’. Eu só sabia que queria ajudar alguém e ia fazer de uma forma ou de outra”. 

A mãe conta como foi a cirurgia: “durou cerca de 11 horas, usando um robô cirúrgico. Eles tomaram minhas trompas de falópio e útero, mas eu mantive meus ovários, então ainda vou ter hormônios e não passarei pela menopausa precoce.”

E ela encerra a entrevista dizendo que amou a experiência e que faria isso de novo, sem piscar duas vezes.

Ela doou o útero para ajudar mulheres a engravidarem (Foto: Reprodução/Time)

Leia também: 

Mãe doa o útero para outra mulher e o motivo é muito emocionante 

Doação de óvulos: já pensou nessa alternativa?

Dúvidas solucionadas sobre a doação de óvulos