Saúde

Novo aplicativo ajuda os pais a acompanharem a caderneta de vacinação dos filhos

Fique de olho no calendário!

Rhaisa Trombini

Rhaisa Trombini ,Edileyne e Geraldo

Vacinação é a forma mais eficaz dese imunizar contra doenças (Foto: iStock)

Novo ano, tudo novo! Se você é mãe, além de precisar lidar com a escola, com a casa e com você, não pode descuidar da saúde do seu filho! Você já olhou a carteira de vacinação dele esse ano?

Crianças ficam muito mais expostas a vários tipos de bactérias e vírus, pois na hora de conhecer o mundo, as mãos são o principal instrumento de busca! E você já conhece o final dessa história: uma mão vai boca, coça um olho…

A vacinação é muito importante para criar um sistema imune forte e efetivo para prevenir várias doenças! No organismo, ela atua criando anticorpos para proteger seu filho! “Apresentamos uma parcela mais fraca ou até mesmo inativada de determinado agente causador da doença para promover a produção de anticorpos, algo como ‘preparar’ o organismo a combater essa doença no futuro”, explica Dr. Victor Nudelman, imunologista e vice-presidente da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein.

As vacinas para o ano de 2019 (Foto: Divulgação)

Além de prevenir a doença no seu filho, a vacinação ajuda a criar uma barreira na transmissão do vírus, impedindo que outras pessoas também fiquem doentes. Segundo Dr. Nudelman, “prevenir é possível e, sem dúvidas, é melhor do que tratar a doença”.

 O calendário de vacinação divulgado pela Sociedade Brasileira de Imunização em 2019 chama a atenção para 18 tipos de vacinas e fique atenta: algumas podem precisar de mais de uma dose. Para te ajudar, o Hospital Albert Einstein desenvolveu um aplicativo para IOS e Android chamado Einstein Vacinas.

O aplicativo do Albert Einstein pode te ajudar a ficar em dia com a a vacinação do seu filho (Foto: Arquivo Pessoal)

Nele, você cria o perfil do seu filho para companhar as doses necessárias, mas pode carregar também as cadernetas de vacinação de toda família também! Os especialistas do Einstein colaboram com dicas e informações confiáveis sobre saúde, além de facilitar a localização de Unidades Einstein para vacinação!

Para saber o tempo certo de dar vacina para o seu filho, acesse https://www.einstein.br/estrutura/centro-imunizacao/calendario-vacinacao 

Leia também: 

Sarampo pode cegar o bebê: campanha de vacinação vai até dia 14 de setembro

Campanha de vacinação: Xuxa lembra os “ex-baixinhos” sobre a vacina contra sarampo e poliomielite

Vacinação infantil tem menor índice dos últimos 16 anos. Mas você sabe o porquê?